Concluir os estudos através de uma prova, o ENCCEJA | Nova Concursos

Como concluir o Ensino Médio ou Fundamental através de uma prova, o ENCCEJA!

icone calendario 18 jun 2021

Se seu desejo é terminar o ensino fundamental ou médio sem precisar frequentar salas de aula todos os dias, saiba que é possível conseguir o certificado de conclusão com apenas com uma prova, o ENCCEJA !

Isso mesmo, claro que você precisará se dedicar um pouco aos estudos, mas poderá fazê-lo em casa, ou em qualquer outro lugar e no horário que tiver disponibilidade.

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA ), é um exame que tem como objetivo conceder certificação do ensino fundamental e/ou do ensino médio para jovens e adultos brasileiros, que residam ou não no país.

O exame é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Trata-se do mesmo órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

ENEM ou ENCCEJA?

Em 2009, o ENCCEJA deixou de fornecer a certificação para o ensino médio, propósito que passou a ser do ENEM.

Contudo o Ministério da Educação, em 18 de janeiro de 2017, cancelou o ENEM para certificar estudantes no ensino médio, passando, mais uma vez, a ser de responsabilidade do ENCCEJA.

Como funciona o ENCCEJA?

O exame é aplicado anualmente, os estudantes são avaliados de acordo com a certificação que desejam receber. 

São aplicadas provas diferentes para àqueles que precisam do ensino fundamental e os que desejam certificação de nível médio. A opção deve ser estipulada no ato da inscrição.

Em 2021, jovens a partir de 18 anos podem tentar a certificação do ensino médio e adolescentes a partir de 15 anos poderão tentar o diploma de conclusão do ensino fundamental.

Como fazer a inscrição?

O período de inscrições da edição 2020/2021 do ENCCEJA será de 11 de janeiro a 25 de janeiro de 2021. Para participar os candidatos devem acessar o portal do INEP , não será cobrada taxa de inscrição.

Como será a Prova?

As provas serão realizadas em mais de 560 cidades em todos os estados do país na data provável do dia 29 de agosto de 2021.

Serão compostas por 120 questões, divididas em 4 áreas, sendo 30 questões para cada área de conhecimento. Haverá também uma redação.

Para conseguir o certificado, o estudante precisa de uma proficiência de no mínimo 100, a prova está entre 60 a 180 de proficiência.

O que será cobrado na Prova?

As disciplinas cobradas na prova serão as seguintes:

Para Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, Matemática, História e Geografia; Ciências Naturais e uma proposta de Redação.

Para Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias que abrange Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, prova de Matemática e suas Tecnologias, prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia, prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrange Química, Física e Biologia e uma proposta de Redação.

Saiba mais sobre o ENCCEJA 2020/2021: Como conquistar seu certificado!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais