Como passar em uma prova do Cebraspe?

icone calendario 13 ago 2020

Muitos concurserios tremem ao ouvir que a banca organizadora do concurso por eles escolhido é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de EventosCebraspe (ou antigo CESPE/UNB).

O Cebraspe é responsável por grandes concursos públicos, como Polícia Federal, PRF, INSS, Caixa, MPU e diversos outros concursos com milhões de inscritos.

É claro que, se a banca fizesse uma prova fácil, seria impossível selecionar poucos candidatos preparados no meio de tantos concorrentes. É fato que o Cebraspe é uma banca de dificuldade elevada, daí vem o temor dos concurseiros, mas é importante entender que o objetivo é selecionar os candidatos mais bem preparados.

Se você planeja alcançar a aprovação, lembre-se que é imprescindível traçar o estilo da banca examinadora. Conhecer o perfil da instituição que realizará o concurso público para o qual você quer ser aprovado é fundamental para sua preparação!

Características do Cebraspe

Estrutura de pontuação: A principal característica, que difere a banca das demais, tem relação com as avaliações, que são elaboradas de forma distinta, se comparadas ao padrão comum adotado pela maioria das outras organizadoras. Em uma prova de 120 questões, se você acertar metade e errar metade a sua nota final será ZERO. O critério utilizado é uma questão errada anula uma certa. Ou seja, o candidato julga como certa ou errada a afirmativa e cada erro cometido anula um acerto no cálculo do resultado final.

Divisão das disciplinas: O Cebraspe não costuma dividir a prova por quantidade de questões em cada disciplina. Portanto quando for fazer sua prova, você não saberá exatamente a quantidade de questões de Língua Portuguesa ou Direito. É sempre uma surpresa.

Mistura de disciplinas na hora da prova: A questão 1 pode ser de Matemática, a 2 de Língua Portuguesa e a 3 de Língua Estrangeira, por exemplo. Nunca se sabe a ordem, nem as divisões.

Prioridade pela teoria: A banca prioriza questões mais teóricas, inclusive em provas voltadas para os temas de Exatas, como Contabilidade e Economia.

Questões inteligentes: É possível afirmar que as questões da banca Cebraspe são melhor elaboradas e mais “inteligentes” que as outras bancas. Ela exige a real compreensão do assunto, não somente a decoreba.

Pegadinhas: Um dos principais motivos do temor dos concurseiros são as pegadinhas, ou seja, questões fáceis de errar. Por isso, muita atenção na hora de resolver as questões.

Dicas para passar em uma prova do Cebraspe

1 – Faça o máximo de provas anteriores que conseguir do Cebraspe, pois isso vai ajudar você a entender o estilo e a linguagem das provas, assim como as pegadinhas que a banca costuma cobrar. Muitas questões acabam se repetindo ao longo dos anos e quem resolve as questões anteriores pode ser “premiado” no dia da prova com uma questão que já conhece.

2 – A dica é deixe em branco as questões que você não sabe! Sim, uma grande vantagem das provas do Cebraspe é que você tem o recurso de deixar questões em branco sem perder pontos. No entanto, se você resolve marcar uma questão mesmo sem ter certeza, existe 50% de chance de você errar e perder ponto. Sendo assim, evite marcar as questões que você não sabe. No final da prova, se houver tempo, é sempre bom rever as questões em branco, mas não marque nada sem ter certeza!

3 – Muita atenção ao preencher o gabarito! Existe a regra dos 50/50, bastante utilizada pelos concurseiros que enfrentam o Cebraspe. Após análise das últimas 160 provas recentes do Cespe/Cebraspe, foi constatado que os gabaritos das provas costumam ser de 50% de questões certas e 50% de erradas. Mas que fique claro que essa regra não é certeira. O ideal é estudar muito e estar bem preparado para a prova!

4 – Dê o seu melhor sem perder a calma! Por mais que você tenha estudado, é praticamente impossível gabaritar uma prova do Cebraspe. Normalmente, os primeiros colocados nos concursos organizados por essa banca fazem 80% dos pontos. Sendo assim, mesmo que você esteja sabendo muito bem a matéria, não se desespere ao se deparar com questões que você não sabe.

5 – Pratique sua redação! Muitos concurseiros cometem o erro de deixar de lado a prova discursiva (redação) da banca Cebraspe. Em concursos das carreiras policiais isso é quase obrigatório. Em muitos outros concursos como Caixa e MPU também já foram cobradas provas discursivas. A redação é uma forma que a Cebraspe tem de selecionar melhor o candidato, que precisa ir bem tanto na prova objetiva, quanto na discursiva.

Conclusão

Para ser aprovado em um concurso público você precisa se preparar de forma adequada e contínua. Lembre-se que nada substitui o empenho, o estudo e o esforço de um candidato. Por fim, buscar material focado na banca organizadora poderá fazer a diferença e trazer bons resultados!

Bons estudos!

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais