Pesquisar no blog

Concurso AGU: Edital para área de Apoio está próximo de ser Autorizado!

Iago Almeida

icone calendario 25 set 2023

A Advocacia Geral da União solicitou ao MGI, um novo concurso AGU  com 400 vagas para a área de apoio; e a autorização está perto de sair; veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil candidatos! Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital para o concurso AGU?

Não há previsão! Isso porque a autorização para o concurso ainda vem aguardada pela Advocacia Geral da União!

Em documento enviado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), recentemente, a agência solicita 400 vagas para servidores administrativos.

Assim, a previsão esteve repassada no último dia 21 de setembro, pela secretária-geral, Clarice Calixto. Segundo ela, o aval é iminente.

“Dessa forma, os 221 cargos vagos a serem redistribuídos integram o total de 400 vagas a serem autorizadas para o referido concurso de servidores administrativos da Advocacia-Geral da União“, relata a secretária-geral.

Posteriormente, parte das vagas serão compostas por 221 cargos vagos a serem redistribuídos, sendo 110 do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e 111 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A situação de carência de pessoal é grave, pelo que solicitamos que o pleito de autorização de novo concurso público para o quadro técnico da Advocacia-Geral da União seja avaliado não apenas para 2024, mas como demanda presente e prioritária ainda no ano de 2023, no quantitativo de vagas que for viável do ponto de vista orçamentário, e tendo em vista o tamanho da capilaridade de nossa instituição, de forma a reduzir os riscos colocados à continuidade dos serviços prestados”, conclui.

Desta forma e sem concursos nos últimos sete anos (2017-2023), a secretária relatou que apenas 112 servidores ingressaram no quadro. O concurso, então, é urgente!

AGU solicitou 2.300 vagas de nível superior ao MGI!

Lembrando que em maio de 2023, o órgão solicitou ao MGI, autorização para realização de um novo concurso AGU para o preenchimento de 2.300 vagas de nível superior, distribuídas entre as seguintes carreiras:

  • Analista Técnico Administrativo: 2.100 vagas;
  • Analista em Tecnologia da Informação: 200 vagas.

No entanto, a AGU não fez parte dos pacotes de concursos federais autorizados em 2023. É por esse motivo, que a autarquia enviou uma nova solicitação.

Requisitos e salários

Ademais, a carreira de Analista Técnico Administrativo exige nível superior em qualquer área para ingresso. A remuneração inicial chega a R$ 6.761,72.

Enquanto isso, a carreira de Analista em Tecnologia da Informação exige graduação na área ou em qualquer área com pós-graduação na área de tecnologia, com duração mínima de 360 horas.

Como foi o concurso AGU aberto em 2018?

Em 2018, foram ofertadas 100 vagas para Brasília, com salários iniciais de R$ 6.203,34, distribuídas entre as seguintes especialidades:

  • Administrador: 48 vagas
  • Analista Técnico-Administrativo: 10 vagas
  • Arquivista: 02 vagas
  • Bibliotecário: 01 vaga
  • Contador: 32 vagas
  • Técnico em Assuntos Educacionais: 2 vagas
  • Técnico em Comunicação Social: 5 vagas

Portanto, publicada em 2018, ela teve o seu prazo de validade prorrogado, por um ano, ficando válida agora até 18 de maio de 2023.

Na ocasião, a banca organizadora foi o Idecan, que avaliou os candidatos por meio de provas objetivas compostas das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões
  • Raciocínio Lógico: 5 questões
  • Noções de Informática: 5 questões
  • Conhecimentos Gerais: 10 questões
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões

O que estudar para a prova do concurso AGU?

Estiveram considerados aprovados aqueles que obtiveram no mínimo 50% de aproveitamento e não zeraram nenhuma das disciplinas.

Confira o edital completo do concurso de 2018, clicando aqui!

Saiba mais sobre o Concurso AGU: Saiu o edital. 400 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais