Concurso Banco do Brasil: Instituição perdeu mais de 15 mil vagas em 5 anos!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 nov 2020

Mediante a previsão de realização do concurso Banco do Brasil, órgão tem seu quadro de servidores diminuindo nos últimos cinco anos, chegando a menos de 15.000 vagas.

Ainda na instituição, o último concurso Banco do Brasil ofertou vagas para TI. ⇒ Saiba mais ⇐

Cargos vagos no concurso Banco do Brasil

No dia 11 de novembro, o Banco do Brasil teve o seu quantitativo de servidores próprio aprovado e fixado pelo Ministério da Economia. Mediante a realização de um novo concurso Banco do Brasil em estudo, ficou estabelecido o limite de 100.343 vagas.

Apesar do quantitativo alto, o órgão vem perdendo cargos a cada ano que passa. Somente nos últimos cinco anos, mais de 15.000 vagas foram cortadas na instituição.

No mês de dezembro de 2015, por exemplo, o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) fixou o limite máximo para o quadro de servidores do BB em 115.495 cargos.

Desde então, o Banco do Brasil vem perdendo cargos. Entre os anos de 2017 e 2018, o quadro de pessoal do órgão foi de 106.659 para 106.186. Já no ano de 2019, o quadro passou para um limite de 105.774 empregados públicos.

No mês de março de 2020, uma portaria informou um novo quantitativo e, consequentemente, uma nova redução, passando para 102.681 vagas.

No dia 11 de novembro, a portaria divulgada em março foi revogada e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais fixou o atual quantitativo, sendo 100.343 cargos.

Para se adequar a cada ano a um novo limite de pessoal, o órgão vem realizando PDV (Programas de Demissão Voluntária) e reorganizando as suas unidades, incluindo movimentações de pessoal.

Quer Receber Todas as Novidades do Banco do Brasil?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do Banco do Brasil

“Essa reestruturação, assim como o programa de adequação de quadros, tem como principal finalidade enfraquecer o Banco do Brasil enquanto instituição financeira e abrir espaço para o que o governo chama de mercado. Os resultados a médio e longo prazo podem ser terríveis, tanto para o próprio banco quanto para a categoria”, salientou o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região, Sebastião Araújo, no ano de 2019.

Apesar da diminuição do quadro da instituição, um novo concurso Banco do Brasil segue em estudo. Além disso, a possibilidade de privatizar a instituição foi descartada pelo presidente Jair Bolsonaro, no mês de setembro de 2020.

“Banco do Brasil e Caixa Econômica, no meu governo, não se cogita sua privatização. Assim como queriam privatizar a Casa da Moeda. No meu governo, só esses três (não serão privatizados)”, informou Jair Bolsonaro.

Edital do concurso Banco do Brasil

Após diversas previsões, a realização do novo concurso Banco do Brasil segue previsto. No dia 16 de outubro, o órgão passou um posicionamento em relação aos estudos para a divulgação do edital de abertura.

“O BB segue avançando nos estudos e planejamento para o próximo concurso”, informou o Banco do Brasil.

Dessa maneira, segue nos planos da instituição a divulgação do edital do novo concurso Banco do Brasil. Ainda segundo informações do BB:

“Detalhes e todas as informações serão amplamente divulgadas quando do lançamento de eventual concurso, por meio de edital”.

Ao todo, estão previstas 120 vagas voltadas para a área de Tecnologia. A informação foi concedida, no mês de agosto, pelo jornal Estadão.

O salário dos candidatos aprovados está previsto no valor de R$ 3.800,00, somando os benefícios.

Ainda segundo o Estadão, o concurso Banco do Brasil permitirá escolher o local de trabalho, já que o órgão estuda manter o home office após a pandemia de Covid-19.

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital com 120 vagas será divulgado pós-pandemia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais