Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros PI: Edital para Soldados terá Nucepe como banca!

icone calendario 28 out 2021

Atualizações sobre o concurso Bombeiros PI ! Ao que tudo indica, o novo processo seletivo para Soldado contará com o Nucepe como banca organizadora.

Foi recentemente autorizado pelo governador do estado, Wellington Dias, o novo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí. A seleção ofertará vagas de nível médio para o cargo de Soldado.

Além disso, existe uma grande possibilidade de que em breve a banca organizadora do certame seja confirmada, visto que foi aprovada a proposta do Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos).

Banca organizadora pode ser confirmada em breve

Recentemente, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí solicitou orçamento para a Uespi (Fundação Universidade Estadual do Piauí), que é a responsável pelo Nucepe.

Com isso, a proposta enviada pela banca foi aprovada, de forma que a expectativa é que o Núcleo seja realmente o organizador do processo seletivo. A confirmação deve vir em breve por meio do Diário Oficial.

Além disso, o próximo passo seria a contratação da banca, para que os trâmites finais entre as partes sejam realizados e o edital com todas as informações acerca da seleção possa ser publicado.

Concurso Bombeiros PI: detalhes

O concurso Bombeiros PI ofertará 60 oportunidades de nível médio para o cargo de Soldado. O governo do estado assegurou que os trâmites estão acontecendo com agilidade para que o concurso possa acontecer ainda este ano.

“Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital, para que seja lançado daqui a 20 dias e faremos o possível para que aconteça ainda este ano”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, José Rêgo.

Ademais, o edital estava previsto para sair neste mês de outubro, mas isso não aconteceu. Sendo assim, o que se prevê é que a contratação da banca acontecerá em breve para que o documento saia logo em seguida.

Além disso, segundo o governador do estado, a nova seleção possui como objetivo a descentralização:

“Estamos anunciando a autorização de concurso para 60 vagas para, em 2022, já termos as condições do treinamento. O objetivo é a descentralização. Criamos um programa integrado com a rede de educação para formação, que garante o preparo estratégico para situações como essa que vivemos agora, de colaboração de brigadistas que já foram treinados para conter incêndios”, disse.

Corpo de Bombeiros do Piauí conta com grande deficit

Um novo concurso Bombeiros PI é necessário e urgente, uma vez que a corporação conta com cerca de 1.000 vacâncias. De acordo com o ex-comandante do órgão, coronel Ronaldo Macedo, o Corpo de Bombeiros possui apenas 350 militares ativos:

“Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Nosso efetivo hoje gira em torno de 350 militares. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri”, disse o coronel.

Último concurso Bombeiros PI

Além disso, o último concurso Bombeiros PI aconteceu em 2017, quando foram ofertadas 110 vagas para Soldado, sendo 10 para mulheres e 100 para homens. A banca organizadora do certame da época também foi o Nucepe.

Ademais, as remunerações para os aprovados da época eram de R$3.100. Entre os requisitos específicos, estavam:

  • Nível médio completo;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B”;
  • Idade entre 18 e 30 anos;
  • Altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.

Durante a seleção, os candidatos passaram por provas objetivas, provas discursivas e teste de aptidão física. Para as avaliações objetivas, deveriam ser respondidas 60 questões sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Química
  • Física
  • Noções de Informática
  • Legislação Institucional
  • Noções de Direito.
Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros PI: Edital publicado. 400 vagas e R$ 3,8 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais