Pesquisar no blog

Concurso Correios: Limite de pessoal é fixado pelo Ministério da Economia!

Iago Almeida

icone calendario 28 jun 2022

Ainda sem previsão de um novo edital (concurso Correios ) e convivendo com a indefinição sobre sua privatização, os Correios tiveram novamente o seu limite de pessoal fixado pelo Ministério da Economia. Entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Entenda a fixação do limite de pessoal

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos teve novamente o seu limite de pessoal fixado pelo Ministério da Economia.

Sendo assim, em portaria publicada nesta segunda-feira (27), a estatal afirmou que conta com 94.598 vagas.

Além disso, desse total, 108 são referentes ao quadro em extinção e 94.490 do seu quadro permanente.

Portanto, vale destacar que o quantitativo atual conta com 6.298 vagas a menos do que o fixado em 2021, sendo 6.236 preenchidos por empregados públicos.

Então, o número atual engloba tanto profissionais contratados por meio dos últimos concursos dos Correios quanto em funções comissionadas, requeridos de outros órgãos, temporários e outros.

Aliás, se depender do atual governo de Jair Bolsonaro, no entanto, não haverá novos concursos para o Correios.

Isso porque a empresa está figurando na lista das 16 estatais a serem privatizadas no país, como a Telebras, Dataprev e EBC.

Último concurso Correios

O último concurso dos Correios foi publicado em 2011 e distribuiu 9.190 vagas entre diversos cargos.

Posteriormente, as remunerações giravam em torno de R$1.003,57 e R$3.211,58 mais benefícios.

Além disso, os candidatos do concurso realizaram uma prova objetiva de múltipla escolha que contou com as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Inglês (alguns cargos);
  • Informática e Administração Pública;
  • Conhecimentos Específicos.

Depois, em 2012, os Correios pediram 13.727 vagas para o Ministério das Telecomunicações, sendo 10 mil para uma nova seleção e as demais para chamar os aprovados do ano anterior. 

Já em 2016, sem essa promessa se cumprir, os Correios anunciaram cerca de 2 mil vagas.

Assim, as oportunidades seriam para Agente de Correios, que exige nível médio, nas atividades de carteiro e operador de triagem.

As oportunidades seriam distribuídas pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. 

Já em 2017, os Correios realizaram concurso para a área de Segurança do Trabalho, tendo o resultado final divulgado em janeiro de 2018.

Na época, foram oferecidas 88 vagas para os níveis médio/técnico e superior, nas áreas de Medicina, Enfermagem, Engenharia e Segurança do Trabalho.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Correios: Comissão formada!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais