Pesquisar no blog

Concurso ICMBIO: Autorizada a convocação de 160 excedentes. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 25 jul 2023

Estão autorizadas mais 160 nomeações de candidatos excedentes no concurso ICMBio , para Analista e Técnico. Com isso, um novo edital pode surgir em breve!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso ICMBIO: quando serão as novas convocações?

Sendo assim, mais 160 convocações estão autorizadas para os excedentes do concurso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Portanto, o decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoriza as chamadas do concurso realizado em 2021.

Além disso, o documento está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 25 de julho. Serão 110 vagas de Analista e 50 de Técnico.

 Lembrando que a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já havia adiantado as convocações, nos meses de junho e julho. 

Não só ela, mas como também a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quando ela pedia aproveitamento do cadastro reserva do último certame.

Aliás, para o presidente do instituto, Mauro Pires, a chamada é o primeiro passo para que um novo concurso possa ser realizado em breve.

Isso porque o cadastro reserva do último concurso será encerrado, deixando o caminho livre para novos editais. Mas, ainda não há nenhuma previsão!

“Temos um compromisso com a recomposição do quadro. A ministra Marina Silva tem trabalhado bastante para conseguir a realização de novos concursos públicos para o ICMBio e para o Ibama. No caso do ICMBio, teremos também a autorização presidencial para chamar o cadastro de reserva”, disse o presidente. 

Quais as atribuições?

Analista Ambiental

  • Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
  • Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
  • Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
  • Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
  • Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.

Técnico Ambiental

  • Prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais, execução de atividades de coleta;
  • Seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas;
  • Orientação e controle de processo voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.

Como foi o concurso ICMBIO 2021?

Sendo assim, o último concurso ICMBIO foi aberto em 2021 para o preenchimento de 171 vagas de Técnico Ambiental e Analista Ambiental.

Ademais, a banca organizadora foi o Cebraspe  e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas.

Por isso, a prova objetiva consistiu em questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Gestão
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação
  • Integridade Pública
  • Atualidades
  • Noções de Informática

ICMBIO busca autorização de 887 vagas!

Apesar de tudo, em abril desse ano, o presidente substituto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Marcelo Marcelino de Oliveira, solicitou a autorização para um novo concurso ICMBIO para o preenchimento de 887 vagas para o cargo de Analista, são elas:

  • Analista Administrativo: 384 vagas
  • Analista Ambiental: 503 vagas 

Ambas as carreiras exigem o nível superior e oferecem salários iniciais no valor de R$ 10.014,71, além do auxílio alimentação no valor de R$ 658,00, devido aos reajustes do governo federal.

Além da solicitação das vagas citadas, o presidente também solicitou a transformação de 589 cargos vagos de Técnico em 270 cargos de Analista e garantiu que a mudança não provocará aumento de despesas nos cofres públicos.

Saiba mais sobre o Concurso ICMBio: Edital publicado com 171 vagas para Técnicos e Analistas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais