Olá concurseiros! O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), diz que segue aguardando autorização do Ministério da Economia para realizar o concurso tão esperado do instituto.
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Presidente do INSS aguarda autorização
O presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, comentou que segue aguardando a autorização do concurso no órgão. Vieira confirmou que o pedido para abrir uma nova seleção foi encaminhado ao Ministério da Economia.
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Ainda segundo o presidente, o cenário é preocupante na autarquia. São 1 milhão de requerimentos de benefícios que chegam ao INSS mensalmente, sem que o instituto tenha efetivo suficiente para atender todas as demandas.
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LIBERAR ACESSO!“O INSS atende de forma analógica no dia de hoje como atende nos últimos 20 anos. Se continuar atendendo de forma analógica, precisaremos não apenas recompor a força de trabalho, decorrente das aposentadorias, mas também dobrar e triplicar a força de trabalho do INSS. A população tem envelhecido, e cada vez mais, nós recebemos novos requerimentos. São cerca de 1 milhão todos os meses”, relatou Renato Rodrigues Vieira, presidente do INSS.

Mesmo reconhecendo que a falta de efetivo atrapalha os atendimentos, Renato defende outras soluções, sobretudo a digitalização dos serviços.
“Nós precisamos converter, migrar, a forma de atendimento analógico para digital no âmbito do INSS. Não podemos continuar fazendo da mesma forma que sempre fizemos, não é efetivo, não entrega resultados. O INSS passará a disponibilizar para todo a população 90, de todos os seus 96 serviços, de forma eletrônica, de forma digital. Seja pelo Meu INSS, seja pelo telefone 135”, comentou o presidente.
Renato Rodrigues, a exemplo do ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que com essa solução de digitalização os problemas de atendimento do órgão serão resolvidos.
“Com isso, ganhamos dinamismo no atendimento à população que nunca tivemos. E sem dúvidas, esse dinamismo, essa forma diferenciada de atender a população, vai fazer com que atendemos de forma mais eficiente e de forma muito mais rápida. Não tenho dúvidas que as medidas vão dar a resposta que esperamos”.
Para MPF e TCU digitalização não resolve problemas no INSS
A posição do presidente do INSS, não é compartilhada pelos órgãos de fiscalização do país. O MPF (Ministério Público Federal) e o TCU (Tribunal de Contas da União), argumentam exatamente o oposto. Para eles, apenas digitalizar os serviços sem reforçar o quadro de servidores não irá resolver os problemas de atendimento do INSS.
Segundo o TCU, que realizou auditoria no órgão no ano de 2013, há um risco de colapso caso a autarquia não realize concursos públicos regularmente. Desde o estudo realizado, o instituto teve apenas um concurso, o de 2015, que convocou 950 candidatos aprovados, porém somente até o mês de maio 3.602 aposentadorias foram registradas.

Por sua vez, o MPF recomendou o Ministério da Economia autorizar a realização do concurso e destacou ainda que digitalizar os serviços não solucionará os problemas do INSS. O órgão denunciou na recomendação que algumas medidas adotadas recentes para acabar com os problemas no atendimento de beneficiários não irão resolver o problema.
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Revelado pelo MPF, o Painel de Monitoramento do INSS aponta que mais de 2,1 milhões de pedidos para análise ainda estão pendentes. Segundo o Ministério Público Federal, mais da metade dos milhões de beneficiários da Previdência tem a composição de pessoas de baixa renda e com idade avançada. Circunstância que associada a uma presumível formação educacional deficiente, indicando que pouco ou nenhuma chance de tirar suficiente proveito desse mecanismo virtual, inclusive a do teleatendimento.