Pesquisar no blog

Concurso PE: PcDs poderão solicitar isenção da taxa, entenda!

icone calendario 03 dez 2021

Boas notícias para os concurseiros pernambucanos! Foi publicada uma lei que modifica as exigências para os pedidos de isenção de taxa nos concursos PE. Sendo assim, os candidatos PcDs agora são incluídos nas possibilidades.

Nesta sexta-feira, 03 de dezembro de 2021, foi publicada a lei que altera os critérios para a solicitação de taxa nos concursos públicos do estado de Pernambuco. Nesse sentido, agora os PcDs foram incluídos nesse processo.

Concurso PE: Lei nº 17.506 para concursos

Em suma, nesta sexta-feira foi publicada a Lei nº 17.506, de 02 de dezembro de 2021, que modifica os critérios exigidos para a solicitação de isenção de taxa nos concursos públicos do estado de Pernambuco .

Sendo assim, o objetivo de tal lei é incluir os candidatos portadores de deficiência entre as possibilidades para o pedido de isenção, de forma que os concurseiros PcDs pernambucanos agora poderão realizar a solicitação.

Além disso, essa medida valerá para todos os concursos de Administração Direta, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Estado de Pernambuco.

Portanto, com a chegada da nova lei, poderão solicitar a isenção de taxa nos concursos públicos do estado os candidatos que se enquadrarem nos seguintes perfis:

  • for membro de família de baixa renda
  • for doador regular de sangue ou medula óssea, tendo sido considerado apto por entidade reconhecida pelo Governo do Estado de Pernambuco,
  • estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico
  • for doador de livros ao “Banco do Livro” do Estado de Pernambuco
  • houver concluído o ensino médio ou técnico em instituição pública de ensino, há menos de 3 (três) anos da data de publicação do edital do concurso
  • for pessoa com deficiência

Concurso Polícia Penal PE está previsto

É igualmente importante mencionar que dentre os concursos públicos previstos para o estado de Pernambuco está o concurso Polícia Penal PE , que neste momento está passando por análise jurídica e, portanto, possui previsões para ser publicado ainda este ano.

Além disso, a banca organizadora definida para a seleção é o Cebraspe . Nesse sentido, o concurso possivelmente oferecerá 200 oportunidades imediatas para o cargo de Policial Penal.

Ademais, também serão ofertadas 800 vagas para formação de cadastro reserva, uma vez que o último concurso foi realizado em 2017, quando ofertou 85 oportunidades para o cargo de Agente Penitenciário.

É igualmente importante destacar que as remunerações a serem recebidas pelos aprovados na nova seleção possuirão o valor de R$4.146,40, além de auxílio-alimentação.

Último concurso Polícia Penal PE

Por fim, como mencionado anteriormente, o último concurso Polícia Penal PE foi realizado em 2017 com uma oferta de 85 vagas também sob a organização do Cebraspe.

Além disso, durante a seleção os candidatos da época foram avaliados por meio de prova objetiva e discursiva, exames médicos, avaliação de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.

Ademais, durante a primeira etapa os inscritos responderam a 60 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direitos Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal;
  • Legislação Especial.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal PE: Edital publicado com 200 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais