Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal PE: Edital com 1.000 vagas na fase final para publicação!

icone calendario 10 nov 2021

Concurseiros interessados no concurso Polícia Penal PE , atenção! A publicação do edital da nova seleção deve ocorrer em breve, visto que já está em fase final.

O concurso da Polícia Penal de Pernambuco se aproxima. Isso porque o edital já está em fase final, passando por análise no setor jurídico para sua publicação. Sendo assim, o que se espera é que o documento saia até o final de novembro.

Além disso, a banca organizadora responsável pela seleção foi contratada no dia 25 de outubro, sendo o Cebraspe . Dessa forma, os preparativos restantes do documento oficial já foram realizados.

Concurso Polícia Penal PE: panorama geral

O concurso Polícia Penal PE ofertará 1.000 oportunidades de nível superior para o cargo de Policial Penal, antigo Agente Penitenciário. Desse número, 200 vagas são imediatas, enquanto que as demais 800 são para formação de cadastro reserva.

Ademais, dentre as vagas imediatas estão 15 destinadas ao sexo feminino e 185 para o sexo masculino. As remunerações do cargo giram em torno de R$4.146,40.

Vale destacar que para concorrer ao cargo é preciso que o candidato possua nível superior com formação em qualquer área, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”.

Além disso, vale lembrar que em 2020 foi aprovada a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que transformou o cargo de Agente Penitenciário em Policial Penal, de forma que os profissionais agora possuem a responsabilidade oficial da segurança das unidades prisionais.

Último concurso Polícia Penal PE

O último concurso da Polícia Penal de Pernambuco aconteceu em 2017, quando foram ofertadas 85 vagas de nível superior para o cargo de Agente Penitenciário também sob a organização do Cebraspe.

Além disso, o concurso público também contou com oportunidades para homens e mulheres, além de vagas reservadas para candidatos com deficiência (PcDs).

As remunerações da época possuíam o valor de R$3.872, já incluindo os benefícios recebidos, tais como vale-transporte, vale-refeição e benefício penitenciário. A carga horária era de 24 horas de trabalho por 72 horas de descanso.

Ademais, durante a seleção, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, exames médicos e avaliação de capacidade física. Na prova objetiva foram cobradas 60 questões sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação Especial.

Ademais, para a avaliação de capacidade física os inscritos deveriam realizar uma série de exercícios, como flexão na barra ou estático na barra, impulsão horizontal, abdominal, natação e corrida.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal PE: Edital publicado com 200 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais