Pesquisar no blog

Concurso PM MT: Comissão organizadora está formada!

Iago Almeida

icone calendario 18 ago 2021

Atenção concurseiros! A comissão organizadora do concurso PM MT (Polícia Militar do Mato Grosso) está formada! Sem concursos desde 2013, o edital segue previsto para ser publicado muito em breve.

Concurso PM MT: comissão formada e edital em breve

O edital do concurso da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso , previsto para 2021, está muito próximo de ser publicado.

A realização do certame está inclusa no projeto orçamentário de 2021, de acordo com a emenda autorizada pela Assembleia Legislativa.

A comissão organizadora está formada e preparará a seleção. O grupo de trabalho é o seguinte:

  • Ten Cel André Wilian Dorileo, Matrícula 70132, PMMT.
  • Ten Cel Anderson Luiz do Prado, Matrícula 7479, PMMT.
  • Ten Cel Neder Salles de Siqueira, Matrícula 86320, PMMT.
  • Ten Cel Fernando Giroto Santiago, Matrícula 86303, PMMT.
  • Ten Cel Almir de França Ferraz, Matrícula 110817, PMMT.
  • Félix Lautom Marques da Silva, Analista Administrativo da Área Meio, Matrícula 263070, SEPLAG
  • Francisvaldo Pereira de Assunção, Analista Administrativo da Área Meio, Matrícula 85736, SEPLAG

Além do certame da PM, a emenda 307, proposta pela Comissão de Segurança Pública, afirma que a verba será destinada também para editais da Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Mato Grosso.

Os concursos são aguardados desde 2020, quando foram solicitados. Isso porque, na época, a Comissão de Segurança constatou que a situação das instituições responsáveis pela segurança pública do estado era grave.

“Neste diagnóstico que fizemos in loco, foi onde que pudemos ter a certeza desta necessidade, entre outras, como a nomeação de aprovados nos concursos dos Sistemas Penitenciários e Socioeducativo e reforma e construção de novas unidades da Politec em todo Mato Grosso”, afirmou o deputado Claudinei, presidente da Comissão de Segurança Pública.

Agora, a corporação deve obter o parecer da Comissão de Fiscalização e Orçamento (CFO), para realizar uma nova votação no parlamento e oficialização dos certames.

Último concurso PM MT

Publicado em 2013, o último concurso da Polícia Militar do Mato Grosso ofertou 1.200 vagas para Soldado, carreira que exige o nível médio.

A instituição Funcab foi a banca organizadora responsável pela seleção. Os salários iniciais eram de R$ 2.366,79.

A avaliação dos candidatos inscritos foi realizada por meio de cinco etapas de seleção, sendo:

  • 1ª Fase: Exame Intelectual, de caráter classificatório e eliminatório;
  • 2ª Fase: Teste de Aptidão Física, de caráter unicamente eliminatório;
  • 3ª Fase: Avaliação Psicológica, de caráter unicamente eliminatório;
  • 4ª Fase: Exame Médico-Odontológico, de caráter unicamente eliminatório;
  • 5ª Fase: Investigação Documental e Funcional, de caráter unicamente eliminatório.

Além disso, as provas objetivas foram compostas por diversas disciplinas, divididas entre três conhecimentos, sendo:

  • Conhecimentos Básicos
    • Língua Portuguesa 15
  • Conhecimentos Gerais
    • História de Mato Grosso 3
    • Geografia de Mato Grosso 3
    • Física 3
    • Matemática 3
    • Química 3
  • Conhecimentos Específicos
    • Relações Interpessoais 6
    • Princípios da Ética e Filosofia 6
    • Noções de Informática 6
    • Noções de Gestão Pública 6
    • Legislação Básica 6

Confira abaixo o que caiu em cada uma das disciplinas que foram cobradas:

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipos e gêneros textuais: descrição, narração, dissertação, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, bula, charge, tirinha, ofício, carta. 3. Estrutura Textual: Progressão temática, parágrafo, período, oração, enunciado, pontuação, tipos de discurso, coesão e coerência. 4. Nível de linguagem: variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. 5. Língua padrão: ortografia, crase, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal. 6. Morfossintaxe: estrutura, formação, classe, função e emprego de palavras. 7. Semântica: estudo da significação das palavras.

HISTÓRIA DE MATO GROSSO 1. Período Colonial. 1.1 Os bandeirantes: escravidão indígena e exploração do ouro. 1.2 A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial. 1.3 A escravidão negra em Mato Grosso. 1.4 Os Tratados de Fronteira entre Portugal e Espanha. 2. Período Imperial. 2.1 A crise da mineração e as alternativas econômicas da Província. 2.2 A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e a participação de Mato Grosso. 2.3 A economia mato-grossense após a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. 3. Período Republicano. 3.1 O coronelismo em Mato Grosso. 3.2. Economia de Mato Grosso na Primeira República: usinas de açúcar e criação de gado. 3.3. Política fundiária e as tensões sociais no campo. 3.4. Desmembramento do Estado em MT e MS, ocorrido em 1977. 3.5. Criação e desmembramentos de municípios de Mato Grosso.

GEOGRAFIA DE MATO GROSSO 1. Mato Grosso: localização, fronteiras e limites do estado e dos municípios. 2. Aspectos geomorfológicos: relevos do estado. 3. Aspectos climáticos e ecossistemas do Mato Grosso. 4. Hidrografia do Mato Grosso. 5. Aspectos político-administrativos. 6. Atividades agrícolas. 7. Processos migratórios e dinâmica da população em Mato Grosso. 8. Programas governamentais e fronteira agrícola matogrossense. 9. A economia do Estado e da capital. 10. Indicadores oficiais de saúde e educação do estado. 11. Aspectos contemporâneos da urbanização do Estado e da capital. 12. Principais eixos rodoviários: federais e estaduais. 13. Políticas ambientais nas diferentes escalas do poder: as unidades de conservação da natureza. 14. Reservas Indígenas.

FÍSICA 1. Mecânica. 1.1. Movimento em duas e três dimensões: conceitos, deslocamento, velocidade e aceleração (escalar e vetorial), queda livre, composição de movimentos, lançamento oblíquo e lançamento horizontal. 1.2 Movimentos circulares (uniforme e variado). 1.3 Princípios fundamentais da Dinâmica (Leis de Newton) Inércia e sua relação com Sistemas de Referência. 1.4. Força peso, força de atrito, força centrípeta, força elástica. 1.5 Colisões: Impulso e quantidade de movimento, Impulso de uma força, Quantidade de movimento, Teorema do Impulso, Teorema da Conservação da quantidade de Movimento, Choques Elástico e Inelástico. 1.6. Energia. 1.7. Trabalho: Trabalho da força-peso e Trabalho da força elástica, Trabalho de um força variável, potência e rendimento. 1.8. Energia Cinética: trabalho e variação de energia cinética. 1.9 Sistemas conservativos: energia potencial gravitacional, energia mecânica, conservação de energia mecânica. 2. Hidrostática: fundamentos, massa, peso, densidade, pressão, teorema fundamental da hidrostática, vasos comunicantes, Teorema de pascal, prensa hidráulica, Teorema de Arquimedes, corpos imersos e flutuantes. 3. Termometria: escalas termométricas em geral e variação de temperatura. 4. Calorimetria: 4.1. Conceito de calor, 4.2. Capacidade térmica, 4.3. Equação fundamental da calorimetria, 4.4. Calorímetro, 4.5. Princípio geral das trocas de calor, 4.6. Fluxo de calor, 4.7 Lei de Fourier. 5. Dilatação térmica: 5.1. Dilatação térmica de sólidos e líquidos, 5.2. Comportamento térmico da água. 6. Termodinâmica: introdução, 6.1. Teoria cinética dos gases, 6.2. Lei de Joule, 6.3. Trabalho nas transformações gasosas, 6.4. 1ª e 2ª Lei da Termodinâmica, 6.5. Máquinas térmicas e rendimento, 6.6. Ciclo de Carnot, 6.7. Conservação da energia e entropia. 7. Óptica geométrica: 7.1. Introdução, reflexão da luz, 7.2. Espelhos planos e esféricos, 7.3. Equações de Gauss para os espelhos esféricos, 7.4. Refração da luz, 7.5. Lei de Snelldescartes, 7.6. Lentes e instrumentos ópticos. 8. Ondas: 8.1. Fenômenos ondulatórios; 8.2. Ondas sonoras. 9. Eletrostática, 9.1. Cargas e campos eletrostáticos. 9.2. Quantização e conservação da carga elétrica. 9.3. Campo e potencial elétrico. 10. Eletrodinâmica, 10.1. Corrente elétrica. 10.2. Propriedades elétricas dos materiais: condutividade e resistividade; condutores e isolantes. 10.3. Lei de Ohm (materiais ôhmicos e não ôhmicos). 10.4. Circuitos simples e de malhas múltiplas. Lei de Kirchhoff 11. Magnetostática 11.1. Força magnética, Força de Lorentz. 11.2. Força magnética em fios. 11.2. Torque em espiras. 11.3. Movimento de cargas no cíclotron. 11.4. Lei de Biot-Savart.

MATEMÁTICA 1. Números inteiros: algoritmos de quatro operações fundamentais no sistema decimal de numeração, divisibilidade e decomposição em fatores primos. 2. Razões e proporções, números racionais, operações e a relação de ordem entre números racionais, representação decimal dos números racionais. 3. Conceito de número irracional e a representação decimal dos números reais. 4. Regra de três simples e composta. 5. Geometria plana: cálculo de áreas, semelhança, relações métricas no triângulo retângulo e no círculo. 6. Funções do 1º e 2º grau e suas aplicações. 7. Função exponencial e suas aplicações. 8. Logarítmos: 8.1 Propriedades dos logaritmos. 8.2 Função logarítmica. 8.3 Aplicações dos logaritmos. 9. Análise Combinatória: arranjo, permutações, combinações. 10. Probabilidades. 11. Geometria espacial: áreas e volumes de prismas, cilindros, cones e pirâmides. 12. Trigonometria: arcos e ângulos, valores das funções trigonométricas de arcos notáveis, fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos; resolução de triângulos. 13. Estatística (médias aritméticas, mediana, moda, variância e desvio-padrão).

QUÍMICA 1. Estrutura do átomo 1.1. Massa e carga elétrica das partículas fundamentais – Modelos atômicos de Rutherford, Bohr e modelo atômico segundo a Teoria Quântica elemento químico número atômico e número de massa isótopos – Princípio da exclusão de Pauli – configuração eletrônica – Regra de Hund. 2. Classificação periódica dos elementos químicos: 2.1. Tabela periódica atual e sua estrutura – Lei de Moseley período, grupo e subgrupo elemento representativo, de transição e gás nobre, propriedade periódica (raios atômico e iônico, energia de ionização e eletronegatividade) 3. Ligação quimica: 3.1. Teoria Eletrônica de valência ligação iônica – ligação covalente tipos de fórmula polaridade das ligações e das moléculas – número de oxidação. 4. Função inorgânica 4.1. Conceito classificação notação nomenclatura, conceitos de Arrhenius, Bronsted e Lowry e de lewis para ácidos e bases. 5. Reação química: 5.1. Reação química equação química – tipos de reação química balanceamento de equação química. 6. Cálculo químico.

Saiba mais sobre o Concurso PM MT 2022: Edital publicado para Soldado e Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais