O concurso Polícia Penal ES está chegando à sua fase decisiva! A banca IDCAP publicou nesta terça-feira, 25 de novembro, a convocação oficial dos candidatos para as provas.
As etapas de prova objetiva e redação serão aplicadas neste domingo, 30 de novembro, marcando um dos momentos mais aguardados da seleção.
Com mais de 58 mil inscritos concorrendo às 600 vagas de nível médio, a organizadora divulgou orientações essenciais para o dia da avaliação.
Índice
Os portões serão fechados 15 minutos antes do início da prova, portanto, os candidatos devem chegar com pelo menos 45 minutos de antecedência para evitar contratempos. No turno vespertino, os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h45.
As provas serão aplicadas nos municípios da Grande Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Você pode consultar as demais instruções na página oficial do concurso para a Polícia Penal ES, pelo portal da banca.
Também já é possível consultar o local, sala e horário de prova no site da IDCAP, na área do candidato, dentro da seção “Mais Informações”. Recomenda-se imprimir o cartão de convocação e levá-lo no dia da aplicação.
Não se esqueça de levar um documento de identidade com foto e caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. O documento da convocação também traz orientações adicionais sobre conduta e regras gerais da prova.
Prepare-se para o concurso da Polícia Penal ES com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% Gratuito!
LIBERAR ACESSO!Se você quer aproveitar os últimos dias de preparação, revisar conteúdos ou entender como se preparar de forma estratégica, acesse nosso curso 100% gratuito para o concurso Polícia Penal ES.
Como será a prova objetiva do concurso Polícia Penal ES?
Entre todas as fases do concurso Polícia Penal ES, a prova objetiva é a que mais desperta atenção (e um pouco de preocupação) entre os candidatos. Vamos descomplicar o que se sabe sobre a etapa a seguir!
Ela será composta por 60 questões de múltipla escolha, divididas entre Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática, Atualidades e Ética no Serviço Público) e Conhecimentos Específicos. Cada questão terá peso 1,00, acumulando um total de 60 pontos.
Embora os Conhecimentos Específicos representem a maior parte do conteúdo exigido, disciplinas como Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico também têm grande importância e podem fazer diferença na nota final. Por isso, na reta final de preparação em concursos da Polícia Penal ES, é estratégico dedicar atenção especial a essas áreas.

Vale lembrar que, para ser aprovado na Polícia Penal ES concurso, o candidato não pode zerar nenhuma das disciplinas e deve atingir pelo menos 50% da pontuação total da prova objetiva. Em outras palavras, é preciso alcançar mínimo de 30 pontos no conjunto das questões.
Quem estudou com a certeza de que deu o seu melhor deve encarar a prova com tranquilidade e confiança, mantendo o foco e administrando o tempo de forma eficiente.
Para conferir o conteúdo completo que pode cair na prova, acesse nosso guia completo do concurso Polícia Penal ES.
Aqui no blog, você encontra também outras notícias e atualizações sobre certames em andamento.
Boa sorte, e até a próxima!