Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal PE: Edital está previsto para este mês de outubro!

icone calendario 07 out 2021

Boas notícias para os concurseiros interessados no novo concurso Polícia Penal PE ! De acordo com as informações, a previsão é a de que o edital seja publicado ainda neste mês de outubro.

O novo concurso da Polícia Penal de Pernambuco foi autorizado no mês de junho, e o que se espera é que o edital seja publicado ainda este mês. Além disso, foi informado que o nome da banca organizadora será divulgado nos próximos dias.

“A previsão é que o edital seja publicado ainda este mês e a banca será divulgada em breve”, disse Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado.

Além disso, ainda não se sabe ao certo se as provas do processo seletivo acontecerão ainda este ano ou apenas em 2022.

Concurso Polícia Penal PE: vagas, cargos e remunerações

O concurso da Polícia Penal de Pernambuco oferece 200 vagas imediatas de nível superior para o cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário), sendo 15 para mulheres e 185 para homens.

Ademais, também são ofertadas 800 oportunidades para a formação de cadastro reserva. A remuneração inicial para a carreira possui o valor de R$4.146,40.

Além do nível superior em qualquer área, também é necessário que os candidatos possuam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”.

Vale destacar que em agosto de 2020 foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que transforma o cargo de Agente Penitenciário em Policial Penal.

Dessa forma, os servidores da Polícia Penal do estado passaram a ter responsabilidade pela segurança das unidades prisionais de Pernambuco. Além disso, a medida garante os mesmos benefícios recebidos pelos policiais de outras corporações.

Último concurso Polícia Penal PE

O último concurso da Polícia Penal de Pernambuco aconteceu em 2017, quando foram oferecidas 85 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, sob a organização do Cebraspe.

Ademais, naquele momento o salário inicial recebido pelos aprovados era de R$3.872, já incluindo os benefícios recebidos, tais como vale-transporte, vale-refeição e benefício penitenciário.

Além disso, a jornada de trabalho consistia em plantões de 24 horas de trabalho para 72 horas de descanso.

Durante a seleção, os candidatos passaram por uma prova objetiva que possuía 60 questões sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação Especial.

Ademais, também foi realizada no mesmo dia uma prova discursiva que contava com tema na área de atualidades de Segurança Prisional e Direitos Humanos.

Os aprovados ainda passaram pelas seguintes etapas avaliativas:

  • Exames médicos;
  • Avaliação de capacidade física;
  • Avaliação psicológica;
  • Curso de formação.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal PE: Edital publicado com 200 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais