Concurso para combater desmatamento, diz Mourão | Nova Concursos

Para combater o desmatamento é preciso realizar Concurso Público, diz Mourão!

icone calendario 29 abr 2021

Na última quarta-feira (28), o vice-presidente, Hamilton Mourão, falou sobre as medidas adotadas pelo governo frente ao desmatamento ilegal que vem ocorrendo na Floresta Amazônica.

De acordo com Mourão a falta de fiscais potencializa esse problema e institutos como o Ibama e o ICMBio sofrem com deficit de funcionários e somente um Concurso Público poderá suprir as necessidades desses órgãos.

A pretensão do governo é na diminuição de ao menos 15% no desmatamento ilegal este ano, em relação ao ano de 2020.

Além disso, o vice-presidente comentou sobre como o Brasil enfrenta problemas no combate ao desmatamento, e que a pandemia acabou por trazer ainda mais dificuldade nas ações de prevenção.

“Nós temos tecnologias – que foram desenvolvidas pela Polícia Federal mas não adianta eu observar um desmatamento em região “x” e não ter a equipe necessária para atuar no combate. Tem que abrir um grande concurso público, não jeito. O Ibama e Icmbio atuam com apenas 50% da capacidade. O candidato, inclusive, já deve ficar ciente onde ele vai trabalhar” disse Mourão.

A necessidade de concursos públicos para carreiras ambientais já vem sendo discutida pelos governantes há algum tempo e, assim como os editais para os concursos Mapa e Abin lançados após pressão internacional, os concursos ambientais podem ter editais publicados ainda este ano.

Quais são os Concursos Ambientais previstos?

Entre os principais concursos previstos na área ambiental temos o Ibama, Funai, Incra e ICMBio, conheça detalhes sobre cada certame:

Concurso Ibama

Atualmente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Concurso Ibama ) encontra-se com quase 3 mil cargos vagos. E esse número tende a crescer devido as novas aposentadorias e a não realização de concurso, já há algum tempo.

Contudo o instituto já solicitou a autorização de abertura de um novo certame contemplando 2.311 vagas distribuídas entre os cargos de Técnico Administrativo (1.005), Analista Ambiental (970) e Analista Administrativo (336).

Concurso Incra

Um novo concurso Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) é bastante aguardado, pois são mais de 10 anos sem novas seleções.

Em 2019 o órgão enviou pedido de um novo concurso ao governo, porém até o momento, não há previsão de publicação de edital. A expectativa é no anúncio de uma nova seleção para 2022 que conta com o apoio do vice-presidente Hamilton Mourão.

Concurso Funai

O novo concurso Funai (Fundação Nacional do Índio) poderá contemplar 826 vagas no seu próximo edital. Esse quantitativo de vagas corresponde ao pedido enviado pela fundação ao governo.

Atualmente são mais de 2 mil cargos vagos no órgão e a Funai aguarda o aval do Ministério da Economia para abertura de um novo concurso público.

Concurso ICMBio

Com o objetivo de repor o quadro de funcionários o novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) poderá ter, em breve, seu edital publicado.

De acordo com os últimos pronunciamentos do governo, o ICMBio assume uma papel importante no combate ao desmatamento florestal, assim como também o Ibama.

Para que possam atuar de forma efetiva faz-se necessário a recomposição do quadro de servidores que está defasado, e um novo concurso precisa acontecer.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais