Pesquisar no blog

Concurso Público: Decreto altera limite de aprovados e validade de certame!

icone calendario 28 set 2022

Muita atenção concurseiros! Foi publicado um decreto nesta semana, que restringe a quantidade de aprovados em concurso público e também a validade dos certames! Entenda melhor!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Público: entenda o que muda com o novo decreto

Sendo assim, foi publicado um novo decreto no Diário Oficial da União desta terça-feira (27), que traz mudanças em concursos públicos .

Sendo assim, o texto flexibilizou a cláusula de barreira para editais federais que são realizados em mais de uma etapa.

Confira o decreto na íntegra, clicando aqui!

Vale destacar que a cláusula de barreira é uma forma de restringir a quantidade de aprovados que seguem para as etapas de um certame.

Sendo assim, ainda que o candidato tenha atingido a pontuação mínima estabelecida em edital, ele pode ser eliminado do concurso.

Então, anteriormente, em editais com 30 ou mais vagas, o número de aprovados deveria corresponder ao dobro do número de oportunidades.

Agora, com a flexibilização através do decreto, os editais federais podem convocar o triplo de aprovados em editais com mais de 30 vagas.

Além disso, também há mudança quanto a validade de cada edital dos concursos públicos federais. Veja abaixo a nova tabela quanto aos aprovados:

Concurso público: veja os editais federais previstos e abertos

Sendo assim, o decreto pode alterar informações nos editais de concursos abertos e previstos no âmbito federal. Veja alguns:

INSS

Publicado com a oferta de 3.373 vagas, o concurso INSS  tem inscrições abertas até o dia 3 de outubro, por meio do site da banca organizadora, o Cebraspe . O salário inicial é de R$ 5.905,79 e a prova objetiva será aplicada no dia 27 de novembro.

Receita Federal

O novo concurso Receita Federal  está cada vez mais perto. A banca FGV poderá receber a qualquer momento a minuta de edital para aprovação. A seleção ofertará 699 vagas. O edital deve sair em outubro e as provas serem aplicadas em janeiro de 2023.

Bacen

De acordo com o secretário Especial do Ministério da Economia (ME), Leonardo Sultani, a próxima seleção do concurso Bacen  será realizada em 2023. O aval é aguardado ansiosamente. Foram solicitadas 245 vagas para os cargos de Analista, Técnicos e Procuradores. Assim, veja:

  • Analistas: 200 vagas;
  • Técnicos: 30 vagas
  • Procuradores: 15 vagas

No entanto, de acordo com o órgão, atualmente o Banco Central tem 3.035 cargos vagos. Então, veja a distribuição:

  • Analista: 2.470 vacâncias;
  • Procurador: 138 vacâncias;
  • Técnico: 427 vacâncias.
assinatura completa

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais