Atenção concurseiros! Está oficialmente autorizado o novo concurso Receita Federal , para oferta de 699 vagas entre os cargos de Auditor e Analista. Subsecretário confirmou que a banca será externa e que este será um concurso nacional. Veja!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso Receita Federal será nacional; quais outros detalhes?
Um novo concurso para a Receita Federal está cada vez mais perto e agora o subsecretário de Gestão Corporativa, Juliano Brito Neves, confirmou mais detalhes.
- Adquira: Apostila Concurso Receita Federal
O concurso foi autorizado para oferta de 699 vagas entre os cargos de Auditor e Analista, que exigem nível superior de escolaridade.
“É um quantitativo muito pequeno, mas que serve para nos ajudar a oxigenar as áreas de fronteira onde a Receita atua, que é o foco deste concurso”, disse ele.
Assim, o subsecretário confirmou que a banca será externa e que este será um concurso nacional, ou seja, não será regionalizado.
De acordo com ele, não haverá reserva de vagas para regiões ou municípios, sendo que a lotação deve ser escolhida mediante a classificação do candidato.
Banca sendo escolhida?
Além disso, o concurso deverá acontecer sem o apoio da extinta Esaf. Por isso, Juliano garante que uma banca externa será contratada.
“(Objetivo é) escolher uma que tenha a capacidade de realizar um concurso nacional de grande procura”, revelou.
Fora isso, ele afirmou que os preparativos foram iniciados e que os órgãos responsáveis fizeram estudos de preços para escolher a banca!
Provas no mesmo dia?
Muito importante anunciar que os candidatos que almejavam concorrer para os dois cargos devem começar a escolher uma opção para focar.
Isso porque Juliano garante que as provas serão aplicadas no mesmo dia para ambos os cargos.
“Teremos que garantir que as provas não caiam durante o período eleitoral, momento em que as escolas estarão reservadas para as eleições. Estamos atuando para realizá-lo o mais rápido possível”, disse Juliano.
Ademais, as questões da prova serão de responsabilidade da banca, entretanto, o conteúdo programático será fornecido pela Receita Federal.
Juliano afirmou que o conteúdo já foi revisado e elaborado pelo órgão, além de ter passado pelas assessorias técnicas de cada uma das cinco subsecretarias da Receita.
Novas etapas serão aplicadas?
“O concurso é longo e com etapas não existentes no último concurso”, disse Juliano.
Sendo assim, haverá procedimento de heteroidentificação e a volta do curso de formação profissional (CFP), com duração de 60 dias para Auditores e 40 dias para Analista.
Nomeações em 2022 ou 2023?
Com certeza, nomeações no concurso da Receita Federal serão apenas em 2023. Entretanto, as provas serão em 2022 ainda.
Isso porque as nomeações esbarram na lei do período eleitoral, que já terá início no dia 2 de julho.
Sendo assim, Juliano afirma que elas devem ficar para os meados de 2023, mas sem prever uma data ou mês exato.
Vagas, cargos e salários
Sendo assim, o novo concurso da Receita Federal contará com a oferta de 699 oportunidades de nível superior, conforme a seguinte distribuição:
- Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – 230 vagas;
- Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil – 469 vagas.
Além disso, é importante mencionar que os atuais salários recebidos pelos contratados pelo órgão possuem os atrativos valores de R$ 12.142,39 para Analista e R$ 21.487,09 para Auditor.
É igualmente importante frisar que os contratados pelo órgão podem ser lotados em uma das 599 unidades do órgão espalhadas pelo país, entre elas Delegacias, Alfândegas, Inspetorias, Agências e Superintendências.
Quais são os requisitos básicos?
Além disso, é importante que os concurseiros saibam que, para a investidura nos cargos, deverão cumprir com os requisitos básicos:
- ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida em edital;
- ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n. 70.436, de 18/04/1972;
- gozar dos direitos políticos;
- estar quite com as obrigações eleitorais;
- estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- ter idade mínima de 18 anos;
- ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;
- apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;
- apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.