Pesquisar no blog

Concursos Segurança CE: Editais devem sair em março

Iago Almeida

icone calendario 26 fev 2021

Em live realizada na última segunda-feira (22), o governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que os editais dos concursos Segurança CE deverão sair no próximo mês, em março.

“Já vamos agora abrir, em março, possivelmente o edital do concurso. A Assembleia Legislativa aprovou recentemente todos os planos de valorização da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Pefoce – também da Polícia Penal. É a valorização dos profissionais da Segurança Pública”, afirmou o governador.

A publicação dos editais chegou a ser cogitada em janeiro, para publicação em fevereiro. Entretanto, a previsão agora passou para março. Um dos motivos para que isso acontecesse foi que nenhum dos três concursos previstos estão com banca organizadora definida.

“Fica também esse nosso compromisso de acelerar os editais para os concursos da Polícia Militar, Polícia Civil e da Pefoce. Já temos expectativa aí dos primeiros editais para o mês de fevereiro. Estamos trabalhando com muito afinco nisso pela necessidade de selecionar cada vez mais profissionais”, disse o secretário Luciano Caron, em janeiro.

O Governo do Ceará se prepara para preencher 2.870 vagas nos três órgãos de Segurança CE. O chefe da pasta ainda afirmou que há necessidade de selecionar mais profissionais e da permanente capacitação e valorização da Segurança Pública do Ceará.

Concursos Segurança CE: novidades no concurso PM CE

Ainda na live, o governador anunciou uma novidade no concurso PM CE : serão acrescidas oportunidades para a área da saúde, que, anteriormente não seria contemplada.

“Também mais uma novidade. No concurso da Polícia Militar também vamos colocar profissionais da área da saúde no concurso. Era uma reclamação da categoria. Esse será um apoio psicológico para os nossos profissionais’‘, afirmou ele.

Sendo a maior demanda de vagas, o concurso PM CE ofertará 2.200 vagas, sendo 2 mil para Soldados, com nível médio completo, e 200 para Oficiais.

Para Soldado, a carreira pede idade entre 18 e 30 anos e altura de, no mínimo, de 1,62m para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$ 3.134,58.

Banca sendo escolhida para Concurso Pefoce

O concurso Pefoce é o que está mais agilizado para abertura do edital com 170 vagas. A banca já começou a ser escolhida e o próximo passo será assinar o contrato e publicar o documento com as regras e cronograma completo.

As instituições interessadas em organizar o concurso deverão entregar as documentações necessárias até às 17h do dia 25 de fevereiro, na Coordenadoria Administrativo-Financeiro da Aesp (Avenida Presidente Costa e Silva, 1251, Mondubim, Fortaleza). 

O governador Camilo Santana confirmou que serão 170 vagas para diversos cargos, sendo os mesmos do último concurso. Os concurseiros poderão concorrer a:

  • Perito criminal = 60 vagas;
  • Perito legista = 20 vagas;
  • Médico perito legista = 20 vagas; e 
  • Auxiliar de perícia = 70 vagas.

Para Perito Criminal, o candidato deve ser graduado em Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física e/ou Química.

Para as vagas de Perito Legista poderão concorrer os Graduados em Farmácia. Já as oportunidades para Auxiliar de Perícia poderão ser concorridas por graduados em qualquer área. 

Concurso PC CE

Para o concurso PC CE serão concorridas 500 vagas, sem abranger, desta vez, a vaga de Delegado, ficando distribuídas as oportunidades entre 100 Escrivães e 400 Inspetores.

Para ambas as carreiras o nível superior em qualquer área é exigido. Os salários são de até R$ 19 mil, de acordo com o cargo pretendido, em fim de carreira.

O último concurso PC CE aconteceu em 2014. O prazo de validade já terminou e não há mais como chamar excedentes, sem cadastro de reserva válido.

A última seleção foi para o preenchimento de 763 vagas para os cargos de Delegado, Escrivão e Inspetor, organizado pela Fundação Vunesp.

Saiba mais sobre o Concurso PM CE: Edital publicado. 1.500 vagas para Soldado!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais