Pesquisar no blog

Concurso TCE BA: Novo edital em breve. Banca definida!

Iago Almeida

icone calendario 21 jul 2023

Um novo concurso TCE BA  (Tribunal de Contas do Estado da Bahia) deve ser publicado em breve. A banca organizadora está definida e o edital é o próximo passo; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui   e saiba mais!

Vai ter concurso TCE BA em 2023?

É o que os concurseiros querem saber! Certo é que um novo concurso para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia pode ser publicado em breve.

Isso porque a banca organizadora está definida e dará andamento aos trâmites. Por isso, o edital deve sair até o fim do ano.

Assim, segundo informou o Conselheiro Presidente do TCE BA, Marcus Presídio, a banca escolhida foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV ).

Sendo assim, o próximo passo é a assinatura entre as partes e aí depois o edital se tornará iminente, podendo sair a qualquer momento.

Previsão de vagas e cargos

Não há nenhuma previsão, ainda, de vagas e cargos que serão ofertados no novo concurso. A informação deve sair em breve!

Mas, na Lei Orçamentária Anual para o ano de 2023, a previsão aponta o provimento 40 vagas. Então, este pode ser o número que pode surgir.

Cargos vagos aumentam

De acordo com dados divulgados no portal do órgão, em abril, 163 cargos estavam vagos no Tribunal de Contas do Estado da Bahia .

A maior vacância era para o cargo de Auditor Estadual de Controle Externo, com 120 cargos vagos. Em seguida vinha o cargo de Auditor de Infraestrutura, com 30 cargos vagos.

Conheça o perfil da banca Fundação Getúlio Vargas

Lembrando que cada banca tem um estilo de prova, o que faz com que os concurseiros se atentem à organização de cada concurso.

Assim, o nível das provas costuma variar, sempre dentro do que se espera nas exigências do órgão que irá selecionar os candidatos.

Contudo, uma das grandes dificuldades daqueles que fazem a prova da Fundação Getúlio Vargas é no que se refere a forma com que o conteúdo é cobrado.

A banca cobra a letra de lei, cuja principal característica é exigir do candidato um raciocínio mais crítico, a fim de que ele consiga resolver situações práticas, na maioria das vezes relacionadas ao cargo que o candidato irá disputar.

Na FGV, embora importante, o estudo apenas da letra da lei não é o suficiente. O candidato deve ampliar seus estudos lendo também as principais súmulas, sempre voltando para a resolução de casos práticos.

Já nas provas discursivas, a banca costuma elaborar mais de uma questão, o que é bom para os candidatos, já que as chances de saber o conteúdo exigido aumentam.

Concursos FGV: 7 dicas para sair bem nas provas!

Pontos vitais da banca

Bastante temida, a FGV possui um forte caráter de “banca camaleão”, ou seja, costuma se adaptar de maneira quase intrínseca às especificações de cada órgão, resultando em um modelo de provas difícil de prever.

Por isso é importante que o concurseiro conheça a banca antes de mais nada, para que depois saiba o que fazer e onde pisar. Os principais pontos da banca são:

  • Modelo de questões: múltipla escolha, geralmente organizada em 5 itens;
  • Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova. Ainda assim, costuma ser reconhecida como uma banca examinadora complexa para os candidatos.
  • Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
  • Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
  • Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
  • Prova discursiva: pode ser estruturada em modelo de questões, com o máximo de 60 linhas para cada pergunta. Também pode incluir redações sobre tópicos contemporâneos, fortemente associados à política e economia.

Como gabaritar provas da banca FGV? Análise completa!

Como e quando foi o último concurso TCE BA?

O último concurso TCE BA aconteceu em 2013. Na ocasião, foram ofertadas 25 vagas para o cargo de Analista de Controle Externo e 20 vagas para a carreira de Agente Público.

Além disso, a banca organizadora responsável pela execução do certame, foi a FGV (Fundação Getúlio Vargas). A avaliação dos candidatos foi por meio de prova objetiva e prova discursiva.

O exame objetivo foi composto pela seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (15 questões), Raciocínio Lógico-Matemático (10 questões), Administração Pública (5 questões), Direito Constitucional (5 questões), Direito Administrativo (5 questões), Direito Civil e Processual Civil (6 questões), Direito Penal (4 questões), Contabilidade (8 questões), Auditoria Governamental (7 questões) e Controle Externo (5 questões).

Já a prova discursiva, valeu 100 pontos, sendo constituída por uma redação, sobre tema atual, com o valor total de 40 pontos e uma questão de natureza técnica acerca de conhecimentos específicos, com o valor total de 60 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso TCE BA: Comissão formada. Previsão de 40 vagas conforme o LOA!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais