O concurso TJ SP já está com as inscrições abertas e tem provas marcadas para o dia 31 de outubro. Saiba como foram as provas de edições anteriores do certame!
- Confira: Curso Online Grátis TJ SP
O concurso atual terá vagas em todo o Estado de São Paulo e tem 845 vagas ofertadas são para o cargo de Escrevente, que exige o nível médio de escolaridade.
- Adquira: Apostila concurso TJ SP
- Adquira: Curso Online concurso TJ SP
Do total de oportunidades, 400 vagas são direcionadas para a capital, São Paulo, 60 são para a grande São Paulo e as 385 restantes são distribuídas por todo o Estado, interior e litoral.
O edital prevê, também, que 5% das vagas fiquem reservadas para candidatos PcDs e 20% sejam direcionadas para candidatos negros.
O certame terá validade de um ano, podendo ser prolongado por igual período. O cadastro de reserva poderá ser utilizado nesse período de tempo.
Como foi o último concurso TJ SP?
O último certame do Tribunal de Justiça de São Paulo para selecionar Escreventes ocorreu em 2017 e ofertou 235 vagas. No caso desse edital, as vagas foram direcionadas para Campinas e outras cidades do interior paulista.
As avaliações foram feitas em 2 etapas: Prova Objetiva, que foi dividida em três blocos de matéria, e Prova Prática de digitação e formatação.
Em 2017, 233.437 pessoas se inscreveram para concorrer a um cargo no TJ SP, o que gerou uma concorrência de, aproximadamente, 993 candidatos por vaga.
Dicas para se preparar para o concurso TJ SP
Conheça a Banca Organizadora!
Uma boa estratégia para se preparar para um concurso público é conhecer a banca organizadora. No caso do certame do TJ SP, a instituição que realiza essa função é a Fundação Vunesp, que tem muita experiência no ramo de concursos públicos.
O padrão de dificuldade das questões elaboradas pela Vunesp costuma ser mais tranquilo, se comparado ao da FGV, FCC ou Cebraspe, por exemplo.
O estilo de questões geralmente segue o padrão de cinco alternativas e somente uma resposta correta, principalmente por se tratar de uma banca que, originalmente, organiza vestibulares.
Essa banca tem ficado conhecida por cobrar questões de História, Geografia e Atualidades em seus exames, além de aplicar pegadinhas nos enunciados.
As questões de Informática dessa organizadora costumam ser tranquilas, o que não significa que são fáceis. Já a prova de Português é um pouco mais densa e traz mais questões do que qualquer outra matéria presente no edital.
Para realizar o teste de Português, o concurseiro deve saber bastante sobre gramática, interpretação e tipologia textual, já que muitos enunciados são retirados de jornais e revistas. Também é importante que o concurseiro dirija sua atenção de estudos para concordância verbal e nominal, sinônimos e antônimos, que são tópicos bastante decorrentes.
Na parte de Direito, a Vunesp cobra bastante a Letra da Lei, não exigindo muito doutrinas ou jurisprudência.
Treine com provas anteriores!
Outra forma de estudar e de se preparar para um concurso é refazendo provas de anos anteriores. Pensando nisso, disponibilizamos os exames desde 2010: