Concurso TJ SP 2021: Provas anteriores para praticar | Nova Concursos

Concurso TJ SP 2021: Provas anteriores para praticar!

icone calendario 03 ago 2021

concurso TJ SP  já está com as inscrições abertas e tem provas marcadas para o dia 31 de outubro. Saiba como foram as provas de edições anteriores do certame!

O concurso atual terá vagas em todo o Estado de São Paulo e tem 845 vagas ofertadas são para o cargo de Escrevente, que exige o nível médio de escolaridade.

Do total de oportunidades, 400 vagas são direcionadas para a capital, São Paulo, 60 são para a grande São Paulo e as 385 restantes são distribuídas por todo o Estado, interior e litoral.

O edital prevê, também, que 5% das vagas fiquem reservadas para candidatos PcDs e 20% sejam direcionadas para candidatos negros.

O certame terá validade de um ano, podendo ser prolongado por igual período. O cadastro de reserva poderá ser utilizado nesse período de tempo.

Como foi o último concurso TJ SP?

O último certame do Tribunal de Justiça de São Paulo para selecionar Escreventes ocorreu em 2017 e ofertou 235 vagas. No caso desse edital, as vagas foram direcionadas para Campinas e outras cidades do interior paulista.

As avaliações foram feitas em 2 etapas: Prova Objetiva, que foi dividida em três blocos de matéria, e Prova Prática de digitação e formatação.

Em 2017, 233.437 pessoas se inscreveram para concorrer a um cargo no TJ SP, o que gerou uma concorrência de, aproximadamente, 993 candidatos por vaga.

Dicas para se preparar para o concurso TJ SP

Conheça a Banca Organizadora!

Uma boa estratégia para se preparar para um concurso público é conhecer a banca organizadora. No caso do certame do TJ SP, a instituição que realiza essa função é a Fundação Vunesp, que tem muita experiência no ramo de concursos públicos.

O padrão de dificuldade das questões elaboradas pela Vunesp costuma ser mais tranquilo, se comparado ao da FGV, FCC ou Cebraspe, por exemplo.

O estilo de questões geralmente segue o padrão de cinco alternativas e somente uma resposta correta, principalmente por se tratar de uma banca que, originalmente, organiza vestibulares.

Essa banca tem ficado conhecida por cobrar questões de História, Geografia e Atualidades em seus exames, além de aplicar pegadinhas nos enunciados.

As questões de Informática dessa organizadora costumam ser tranquilas, o que não significa que são fáceis. Já a prova de Português é um pouco mais densa e traz mais questões do que qualquer outra matéria presente no edital.

Para realizar o teste de Português, o concurseiro deve saber bastante sobre gramática, interpretação e tipologia textual, já que muitos enunciados são retirados de jornais e revistas. Também é importante que o concurseiro dirija sua atenção de estudos para concordância verbal e nominal, sinônimos e antônimos, que são tópicos bastante decorrentes. 

 Na parte de Direito, a Vunesp cobra bastante a Letra da Lei, não exigindo muito doutrinas ou jurisprudência.

Treine com provas anteriores!

Outra forma de estudar e de se preparar para um concurso é refazendo provas de anos anteriores. Pensando nisso, disponibilizamos os exames desde 2010:

Saiba mais sobre o Concurso TJ SP 2021: Edital publicado com 845 vagas para Escrevente!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais