Foi publicado no Diário Oficial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desta quinta-feira, 27 de novembro, o edital de convocação para as provas objetiva e discursiva do concurso TJ SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. As avaliações estão marcadas para o dia 7 de dezembro de 2025, no período da tarde.
Segundo o documento, os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h40. O início das provas está previsto para 13h, com duração total de 5 horas. O candidato deverá permanecer no local por, no mínimo, 2 horas.
Prepare-se para este concurso
Será obrigatório apresentar documento de identificação original com foto e levar caneta esferográfica de tinta preta. O edital também destaca que não será permitido o uso de relógios ou quaisquer dispositivos eletrônicos de comunicação, gravação de imagem ou som. Esses objetos deverão ser desligados e armazenados em embalagem específica, que será entregue pela Fundação Vunesp antes do início da prova.
Índice
Os candidatos poderão consultar os locais de prova diretamente no site da Fundação Vunesp, responsável pela organização do concurso.
A prova objetiva será composta por 70 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- Bloco I: Língua Portuguesa: 16 questões
- Bloco II: Conhecimentos em Direito: 30 questões
- Bloco III: Conhecimentos Gerais, contemplando as seguintes matérias:
- Atualidades: 4 questões
- Matemática: 4 questões
- Informática: 9 questões
- Raciocínio Lógico: 7 questões
A prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação em formato dissertativo-argumentativo, produzida em prosa, com coerência, coesão e observância da norma-padrão da língua portuguesa. O texto deverá ser desenvolvido a partir da leitura e compreensão de textos auxiliares, que servirão como referência para a construção da argumentação do candidato.
Para reforçar a preparação nesta reta final, os candidatos podem acessar gratuitamente o curso online com os principais conteúdos cobrados no concurso TJ SP. O material reúne explicações objetivas e questões essenciais.
Prepare-se para o concurso do TJ SP com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Próximas datas após as provas
Os gabaritos da prova objetiva serão publicados em 10 de dezembro de 2025. A data de divulgação do resultado final ainda será definida pela Fundação Vunesp.
Quantos pontos precisa acertar para ser aprovado no concurso TJ SP?
Na prova objetiva, o candidato deverá obter nota final igual ou superior a 5 pontos na soma dos três blocos. Além da pontuação geral, há requisitos mínimos por área: é necessário acertar ao menos 8 questões de Língua Portuguesa e 15 questões de Conhecimentos em Direito.
Na prova discursiva (redação), o desempenho mínimo exigido varia conforme a modalidade de concorrência. Para candidatos inscritos como negros, indígenas ou pessoas com deficiência (PcD), o mínimo é de 16 pontos. Para os concorrentes da ampla concorrência, o mínimo é de 20 pontos.
Confira tudo sobre o concurso TJ SP Escrevente no guia completo!