Pesquisar no blog

Concursos SC: Seleções seguirão novas regras, entenda!

icone calendario 22 nov 2021

Próximos concursos SC terão novas regras, conforme texto publicado na última sexta-feira, 19, no Diário Oficial do Estado.

O próximo concurso do Estado de Santa Catarina será o do concurso IGP SC . Neste caso, a banca organizadora já foi escolhida.

Novas regras para os concursos SC

Segundo o decreto assinado pelo governador de Santa Catarina , Carlos Moisés, as normas têm o objetivo de trazer “medidas de eficácia organizacional” para o estado.

Desse modo, o novo decreto estabelece diretrizes para, aproximadamente, dez pontos diferentes relacionados aos concursos.

Contudo, em relação aos pedidos de autorização de editais, os órgãos vão precisar especificar o perfil necessário das vagas, a comprovação da necessidade das contratações e as oportunidades para cada cargo solicitado.

O Grupo Gestor de Governo (GGG), formado pelo núcleo do Executivo, deverá autorizar todos os concursos públicos. Desta forma, com a autorização, o órgão terá seis meses para publicar o edital.

O decreto prevê vagas para cadastro de reserva. No entanto, a nomeação será facultativa à Administração Estadual. O regramento define ainda as diretrizes para as provas de títulos, oral, aptidão física, prática, avaliação psicológica e investigação social.

Os cursos de formação e a nomeação dos aprovados também deverão seguir as regras. As mudanças valem apenas para os próximos concursos SC, não sendo válidas para editais que estão em andamento.

Concurso IGP SC pode ser publicado em breve

O próximo concurso do Estado de Santa Catarina será o do concurso IGP SC. Tal qual a banca organizadora já foi escolhida, sendo ela a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Fepese).

O concurso IGP SC foi utorizado em maio deste ano e contará com 70 vagas para no cargo de Auxiliar Médico-Legal. A carreira tem o nível médio como requisito.

Segundo o governo, os novos servidores atuarão nas 28 unidades do Instituto Médico Legal (IML) existentes no estado.

Lembrando que, desde 2010 o IGP não realiza um concurso para repor o quadro de auxiliares de medicina legal.

A autorização é a maior da história da carreira e dará amplo apoio aos servidores do setor, além de otimizar o atendimento em todas as unidades do Instituto Geral de Perícias.

De acordo com o perito-geral do Instituto Geral de Perícias, Giovani Eduardo Adriano, a partir de agora o Instituto dedicará seus esforços à preparação do edital, que será lançado o mais rápido possível.

Os auxiliares de medicina legal são responsáveis pela operacionalização dos atendimentos em ocorrências com vítimas fatais e trabalham no apoio às necropsias. Bem como, recebem familiares para identificação das vítimas, entre outras funções importantes para o IGP e a população.

Saiba mais sobre o Concurso IGP SC: Comissão formada para novo edital. 196 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais