Pesquisar no blog

Concursos PA estão confirmados e seguirão protocolos!

icone calendario 11 mar 2021

Boa notícia aos concurseiros do Pará ! O governador do estado, Hélder Barbalho, anunciou que os concursos da PM e PC estão confirmados, mediante protocolos de segurança.

No último dia 9, o governador realizou uma nova coletiva para informar que não irá suspender as provas dos concursos da Segurança Pública. Apesar das entidades, parlamentares e candidatos que pedem o adiamento.

Concursos PA irão cumprir os protocolos

Os concursos PM PA e o concurso PC PA têm provas agendadas para os próximos finais de semana. O concurso da Polícia Civil, por exemplo, reúne mais de 100 mil inscritos.

Durante a coletiva, o governador contextualizou a situação dos concursos comparando com a da educação, que tem lidado com a volta às aulas seguindo todos os protocolos de segurança.

Se aulas particulares, que têm protocolo, estão continuando; os concursos públicos, da mesma forma, cumprindo os protocolos, devem continuar”, afirmou Barbalho.

O anúncio não foi bem recebido por diversos candidatos nas redes sociais. Segundo eles, as condições no estado do Pará não estão amenizadas para permitir a aplicação de provas com muitos concorrentes.

O governador do Pará, durante a mesma coletiva, anunciou também o aumento das restrições no estado. Haverá diminuição do horário de funcionamento de shopping centers, proibição do funcionamento de academias e cinemas e toque de recolher a partir das 21h.

MP diz que não há condições sanitárias para provas

Já na quarta-feira (10), o MP PA divulgou nota dizendo que não há segurança sanitária para a realização das provas de concursos previstas.

A nota foi divulgada após reunião realizada com os seguintes órgãos: Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A posição do Ministério Público é pelo adiamento das provas. Segundo o órgão, preocupa a grande quantidade de pessoas que se deslocarão pelo território do estado do Pará e a inevitável aglomeração em frente aos locais de prova, o número de pessoas nas salas de provas, entre outras questões.

Com isso, o órgão solicitou aos representantes do Governo do Estado que avaliem, com urgência, a possibilidade de adiar as provas dos concursos até que o quadro pandêmico melhore.

Governo reforçou a segurança para as provas

O secretário de Segurança Pública do Pará, Uálame Machado, que defende a manutenção das provas, afirmou que o governo reforçou a segurança na entrada dos locais de avaliação, com o objetivo de evitar aglomerações.

Aumentamos o efetivo para o fortalecimento da orientação externa. Além disso, teremos mais locais de prova e mais profissionais”, disse o secretário.

Por outro lado a deputada Vivi Reis (PSOL) entrou com novo pedido de suspensão para concursos previstos no estado. Ela acredita que não há meios para aplicação das provas, por conta do risco à saúde.

Concurso PC PA

Segundo o cronograma, as provas do concurso PC PA devem ser aplicadas nos próximos dias 21 e 28 de março, nas cidades de Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

Foram divulgados ainda dois anexos, um com a lista de inscritos para Investigador, Escrivão e Papiloscopista, com mais de 77.165 mil candidatos em ampla concorrência. O outro para as vagas de Delegado, foram cerca de 22.700 inscritos em ampla concorrência.

Concurso PM PA

O concurso PM PA oferece 2.405 vagas para Soldado e Oficial, sendo 2.310 vagas são para Soldado e 95 oportunidades para Oficial Combatente.

Conforme dados divulgados, mais de 97 mil candidatos concorrerão as vagas. A organização é do IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento).

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais