Concursos PM e Bombeiros AP tem banca contratada! 420 vagas!
O Governo do Amapá anunciou concursos para oficiais da PM e Bombeiros AP com 420 vagas e edital previsto para junho. A FCC será a banca organizadora após 15 anos sem novas seleções.
Concursos PM e Bombeiros AP tem banca contratada! 420 vagas!
Amapá anuncia novos concursos PM e Bombeiros AP após 15 anos de espera! Ao todo, serão ofertadas 420 vagas para formação de cadastro de reserva. A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca escolhida para organizar os certames, e o edital está previsto para ser publicado já em junho de 2025.
A confirmação da seleção representa não apenas a abertura de oportunidades aguardadas por milhares de concurseiros, mas também um passo importante para o fortalecimento das forças de segurança do estado.
Com critérios rigorosos de seleção, exigência de idade entre 18 e 35 anos e altura mínima para ambos os sexos, os concursos PM e Bombeiros AP promete ser um dos mais disputados do ano no Amapá. Continue com a gente e não perca nenhuma novidade!
Índice
Concursos PM e Bombeiros AP já contam com banca contratada
O governo do Amapá anunciou oficialmente, no dia 30 de abril, a realização de dois novos concursos destinados ao provimento de vagas para o cargo de oficial da Polícia Militar (PM AP) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM AP).
O anúncio foi feito pelo governador Clécio Luís, que também confirmou a contratação da banca organizadora responsável pela execução dos certames.
De acordo com o governo estadual, a Fundação Carlos Chagas será a responsável pela condução dos concursos PM e Bombeiros AP, incluindo a recepção das inscrições e aplicação das provas.
O extrato do contrato com a instituição já foi publicado no Diário Oficial do Estado, marcando um novo ciclo após um hiato de mais de uma década sem seleções para oficiais militares. A última publicação de edital para o cargo ocorreu há 15 anos.
Ao todo, serão ofertadas 420 vagas para formação de cadastro de reserva, sendo 240 vagas destinadas à Polícia Militar do Amapá e 180 vagas para o Corpo de Bombeiros. Essas vagas têm como objetivo fortalecer o efetivo das corporações militares estaduais e contribuir para a melhoria da segurança pública em todo o território amapaense.
Conforme declarou o governador em suas redes sociais, os editais dos dois concursos PM e Bombeiros AP estão previstos para o mês de junho de 2025. Apesar de ainda não haver uma data exata, a expectativa é que a publicação ocorra nas primeiras semanas do mês, com as provas devendo ser aplicadas no segundo semestre do ano.
“É um dos concursos mais esperados da história. A banca foi contratada e se preparem, porque a partir de junho sai o edital para candidatos com nível superior completo. Podem participar concurseiros no geral, mas também policiais e bombeiros que ainda não são oficiais. Estudem, se preparem, que há 15 anos não havia um concurso como este”, afirmou o governador.
A secretária de Administração, Cinthya Mendes, também comentou sobre a importância dos concursos PM e Bombeiros AP, e destacou que a ação representa o cumprimento de mais uma meta do Plano de Governo da atual gestão.
“É um passo importante para garantir o ingresso de novos profissionais preparados, que vão fortalecer ainda mais a segurança do nosso estado. Estamos cumprindo uma promessa feita na campanha. Se preparem, porque vem aí o concurso de oficiais”, declarou a secretária.
Concursos PM e Bombeiros AP será publicado ainda este ano.
Próximos passos
Com o contrato com a banca já assinado, os próximos passos dos concursos PM e Bombeiros AP envolvem a definição do cronograma completo, incluindo período de inscrições, data das provas, locais de aplicação e divulgação de conteúdos programáticos.
O governo do Amapá promete manter a transparência no processo e seguir com celeridade para garantir a execução das seleções dos concursos PM e Bombeiros AP ainda em 2025. Para os candidatos, o momento é de preparação intensa.
Concursos PM e Bombeiros AP: requisitos para participar
Segundo as informações preliminares já divulgadas, os candidatos interessados em concorrer às vagas de oficial da PM ou dos Bombeiros do Amapá deverão cumprir os seguintes requisitos:
Nível superior completo em qualquer área de formação;
Idade mínima de 18 e máxima de 35 anos completos até a data da inscrição;
Altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
Outros critérios, como aptidão física, exames médicos e avaliação psicológica, deverão constar no edital e serão exigidos durante as etapas do concurso, em conformidade com os padrões estabelecidos para o ingresso nas carreiras militares.
É importante lembrar que, em 2022, chegou a ser anunciado um concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar, cuja organização estava sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV).
No entanto, o edital acabou não sendo publicado, frustrando as expectativas de milhares de candidatos.
Com a retomada oficial do processo em 2025 e a contratação da FCC, uma das bancas mais tradicionais do país, o cenário agora é de maior estabilidade e expectativa concreta para a realização das provas e preenchimento das vagas.
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre os concursos PM e Bombeiros AP!