Pesquisar no blog

Editais Polícia Civil: Confira as seleções com editais previstos para 2021!

icone calendario 19 fev 2021

Atenção concurseiros! A Nova Concursos reuniu todas as seleções 2021 Polícia Civil que estão previstos. Fique atento a lista para ficar atualizado sobre os certames.

Seleções PC 2021

Segundo o Governo do Estado, a Polícia Civil do Rio de Janeiro prevê preenchimento de 864 vagas até 2022. 

As oportunidades serão distribuídas entre os seguintes cargos:

  • auxiliar de necropsia (12);
  • técnico de necropsia (16);
  • investigador (118);
  • inspetor (597);
  • perito legista (54);
  • perito criminal (20);
  • delegado(47).

Vale ressaltar que ainda está em processo na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) um PJ (projeto de lei) que prevê a mudança na escolaridade de investigador de Polícia, do nível médio para o nível superior.

Detalhes sobre o concurso PC RJ ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil de São Paulo

Em São Paulo, também tem seleção prevista para a Polícia Civil. O órgão já conta com novo concurso PCSP autorizado com 2.939 vagas, que serão ofertadas, também, pela Polícia Técnico-Científica.

Esse total de vagas está distribuído da seguinte forma: 

  • 250 para delegado;
  • 1.600 para escrivão;
  • 900 para investigador;
  • 189 para médico legista.

Ambas carreiras têm como exigência o nível superior. De acordo com o delegado-geral da corporação, Dr. Ruy Ferraz, os trâmites do novo edital já estão prontos. 

Entretanto, o governador do estado, João Doria, publicou um decreto no início do ano que suspende provisoriamente novas contratações em São Paulo, para que esses recursos sejam destinados ao combate à pandemia do novo Coronavírus. 

Dessa maneira, os preparativos do concurso PC SP só devem ser retomados após o fim da pandemia e do estado de calamidade pública.

Detalhes sobre o concurso PC SP ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil de Minas Gerais

A Polícia Civil de Minas Gerais já fez um pedido para abertura de certame com 1.514 vagas para reforçar os quadros de servidores da corporação. Entretanto, o estado ainda não liberou o aval para esta seleção.

A solicitação contempla cargos da área policial e administrativa. O certame está em análise pela Câmara de Orçamento e Finanças do Estado (Cofins). Se autorizada, a seleção  contará com vagas para funções de níveis médio e superior. 

Na área policial, as oportunidades serão para as funções de:

  • delegado (201);
  • escrivão (317);
  • investigador (689);
  • médico legista (16);
  • perito (51).

Já na área administrativa, serão ofertadas oportunidades para analista (80) e técnico (160).

Detalhes sobre o concurso PC MG ⇒ Saiba mais! ⇐

Seleções previstas para região Nordeste

Polícia Civil do Ceará

O certame da Polícia Civil do Ceará foi uma das surpresas de 2020. A seleção que já está autorizada e  tem até a comissão formada, deve ficar para o início de 2021.

O certame ofertará 500 vagas, distribuídas para os cargos de inspetor (400) e escrivão (100). Nos dois casos, o requisito para participação é o nível superior. 

Detalhes sobre o concurso PC CE ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil do Sergipe

Em Sergipe, a Polícia Civil tem seleção autorizada para 60 vagas. Do total, 50 serão destinadas para agentes de polícia e dez para escrivães. As oportunidades são para cargos de nível superior.

A autorização para o certame foi divulgada em setembro. Os próximos passos para a seleção é a formação da comissão e a contratação da organizadora, que já está em andamento, com quatro empresas em disputa. Somente então poderá ser feita a publicação do edital.

Detalhes sobre o concurso PC SE ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil de Alagoas

A partir de janeiro de 2021, a Polícia Civil de Alagoas pode ter novos editais. O governador do estado, Renan Filho, falou sobre o assunto nas redes sociais.

O certame PC AL estava previsto para acontecer ainda este ano, mas foi adiado por conta da pandemia. A expectativa é que a seleção oferte 300 vagas, para os cargos de agente e delegado. Ambas carreiras tem como exigência o nível superior.

Detalhes sobre o concurso PC AL ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil de Pernambuco

Os trâmites para a realização de um novo certame para Polícia Civil de Pernambuco foram iniciados em março deste ano. O número de vagas ainda não foi definido, mas são esperadas oportunidades para cargos de níveis médio e superior.

Ainda em março, quando foi anunciada a possibilidade de um novo certame, o governo estadual informou que os cargos cogitados para a seleção eram de escrivão, agente, perito e auxiliar de legista.

Para dar avanço ao certame, os próximos passos deverão ser a autorização, formação da comissão organizadora e contratação da banca que ficará responsável pelas etapas de seleção. 

Detalhes sobre o concurso PC PE ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil da Bahia

Na Bahia também tem seleção prevista para a Polícia Civil da Bahia. O novo certame para o órgão já tem previsão orçamentária na Proposta de Lei Orçamentária Anual para o ano de 2021 (PLOA 2021) do Estado.

A expectativa é que sejam ofertadas 1.109 vagas. Entretanto, ainda não se sabe quais cargos deverão ser contemplados na seleção . Apesar da indicação na PLOA, o certame PC BA ainda depende de autorização para ser realizado.

Detalhes sobre o concurso PC BA ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil da Paraíba 

A Polícia Civil da Paraíba aguarda aval para a realização de uma nova seleção. E a Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel) está segura de que a autorização deve ser concedida em breve.

Até então não há informações sobre quantidade de vagas e cargos. A Polícia Civil da Paraíba não realiza concurso há 12 anos, dessa maneira a nova seleção pode ofertar vagas semelhantes às oferecidas em 2008, data do último certame.

Na época foram contempladas vagas para: delegado de polícia, perito oficial criminal, perito químico legal, perito médico-legal, perito odonto-legal, agente de investigação e escrivão de polícia.

Detalhes sobre o concurso PC PB ⇒ Saiba mais! ⇐

Seleções previstas para região Norte

Polícia Civil do Amazonas

O próximo certame da Polícia Civil do Amazonas tem chances ser realizado já no 1° semestre de 2021. A previsão foi dada pelo próprio governador do Amazonas, Wilson Lima.

De acordo com o governador, a seleção já está dentro do planejamento do Governo estadual para o próximo ano, junto com o certame da PM. Entretanto, tudo dependerá de como o ano fiscal do Amazonas vai fechar.

Os deputados já discutem a inclusão de um novo certame no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021 (PLOA 2021), que está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) do Estado.

Detalhes sobre o concurso PC AM ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil Roraima

O governador de Roraima, Antônio Denarium, já autorizou a realização de estudos para avaliar os impactos econômicos para realização de um novo certame para a Polícia Civil. O estudo também pode identificar o quantitativo de vagas e cargos que deverão ser ofertados na próxima seleção. 

O delegado-geral da PC RR, Herbert Amorim Cardoso, também falou sobre a previsão de uma seleção para a instituição. Segundo ele, estariam sendo finalizadas algumas pendências do certame anterior, cancelado em 2019, para formar a comissão organizadora de um novo edital. 

Detalhes sobre o concurso PC RR ⇒ Saiba mais! ⇐

Seleções previstas para região Centro Oeste

Polícia Civil Goiás

O Ministério Público de Goiás já publicou uma recomendação para realização de um nova seleção para a Polícia Civil do Estado. O certame deve ofertar vagas para os cargos de agente e escrivão.

A nota foi publicada pelo MP GO em maio deste ano. Conforme o documento, o certame deveria ser concluído no prazo de um ano, a partir do recebimento da recomendação.

Sendo assim, o edital deveria ser publicado ainda em 2020, o que ainda não aconteceu. Em 2017, a PC GO chegou a publicar um aval para a realização de um novo certame PC GO com 550 vagas. Entretanto, a seleção não foi realizada por questões orçamentárias.

Detalhes sobre o concurso PC GO ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil Mato Grosso

No Mato Grosso do Sul a Polícia Civil tem edital previsto desde 2018. O certame também não foi realizado por falta de orçamento.

 A expectativa é que a seleção oferte 120 vagas. As oportunidades serão distribuídas pelas seguintes carreiras: agente criminal (40), médico legista (40) e papiloscopista (40). 

Detalhes sobre o concurso PC MS ⇒ Saiba mais! ⇐

Polícia Civil Mato Grosso

No Mato Grosso o que impede a realização de um novo certame para a Polícia Civil também é a questão orçamentária. A seleção está autorizada desde 2018, mas ainda não foi realizado. 

A situação no estado é crítica. A falta de um novo certame já acarretou, inclusive, no fechamento de delegacias.

O certame prevê a oferta de 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. As carreiras exigem os níveis superior.

Detalhes sobre o concurso PC MT ⇒ Saiba mais! ⇐

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais