Pesquisar no blog

Edital Ministério da Justiça 2021

icone calendario 08 nov 2021

Foi publicado o edital do concurso Ministério da Justiça 2021 , com uma oferta de 66 oportunidades entre diversas carreiras.

Nesta segunda-feira, 8 de novembro, foi publicado o edital do concurso Ministério da Justiça 2021, por meio do Diário Oficial da União. A seleção conta com 66 vagas de nível superior entre diversos cargos. As inscrições já estão abertas.

>>> Baixar edital Ministério da Justiça 2021

Inscrições do concurso Ministério da Justiça 2021

Já estão abertas as inscrições para o novo concurso do Ministério da Justiça. O processo pode ser realizado até o dia 17 de novembro por meio do site da banca organizadora do certame, o Cebraspe .

Além disso, para efetivar a participação é preciso que os inscritos efetuem o pagamento da taxa de inscrição até o dia 18 de novembro, que possui o valor de R$76,00.

Vale destacar que durante o período de inscrições pode ser solicitada a isenção de taxa pelos inscritos nos programas sociais do Cadastro Único (CadÚnico) ou doadores de medula óssea.

Quem pode fazer o concurso Ministério da Justiça 2021?

É importante que os candidatos inscritos no concurso público estejam atentos aos requisitos básicos que devem ser cumpridos. São eles:

  • 3.2 Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § lº do art. 12 da Constituição Federal.
  • 3.3 Estar em gozo dos direitos políticos.
  • 3.4 Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • 3.5 Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • 3.6 Possuir os requisitos exigidos para o perfil profissional, conforme o item 2 deste edital.
  • 3.6.l O tempo de experiência profissional deverá ser comprovado mediante uma das seguintes opções:
    • a) cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social, que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, quando realizado na área privada;
    • b) certidão de tempo de serviço que informe o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas, quando se tratar de esfera pública;
    • c) contrato de prestação de serviços ou Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), que demonstre o período (com início e fim, se for o caso) e a espécie do serviço realizado, no caso de serviço prestado como autônomo.
  • 3.6.2 Não serão computados como experiência profissional o tempo de estágio, monitoria ou bolsa de estudo, ou qualquer período anterior à conclusão da graduação.
  • 3.7 Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação.
  • 3.8 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do perfil profissional.
  • 3.9 Não ter sido contratado com fundamento na lei nº 8.745/1993, e suas alterações, nos últimos 24 meses.
  • 3.10 Não ser servidor da administração direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, nem empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas.
  • 3.11 Não participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, nos termos do inciso X, do art. 117, da lei nº 8.112/1990, com nova redação dada pela Lei n• 11.784/2008.
  • 3.12 O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o perfil profissional por ocasião da contratação.
  • 3.13 Cumprir as determinações deste edital.

Vagas, cargos e remunerações

O concurso Ministério da Justiça 2021 oferece 66 vagas de nível superior entre diversos cargos. A distribuição acontece da seguinte maneira:

  • Técnico Especializado em Formação e Capacitação: duas vagas de ampla concorrência e uma vaga para candidatos negros;
  • Técnico Especializado em Gestão de Ativos e Parcerias: 43 vagas de ampla concorrência, três vagas para pessoas com deficiência e 11 vagas para candidatos negros; e
  • Técnico Especializado em Pesquisa e Análise de Dados: quatro vagas de ampla concorrência, uma vaga para PcDs e uma vaga de cota racial.

Além disso, as remunerações das carreiras possuem o valor de R$6.130,00 para as 40 horas semanais de jornada de trabalho.

Como serão as provas do concurso?

Os candidatos inscritos no concurso Ministério da Justiça 2021 serão avaliados por meio de provas objetivas e avaliação de títulos. Ademais, as provas objetivas já estão programadas para o dia 19 de dezembro de 2021.

Nesse dia, os inscritos deverão responder a 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

Além disso, para a parte de Conhecimentos Básicos estarão presentes as disciplinas de Língua Portuguesa, Informática e Raciocínio Lógico. Para Conhecimentos Específicos serão cobradas uma série de temas que variam conforme o cargo escolhido.

Confira os conteúdos programáticos das disciplinas pertencentes a Conhecimentos Básicos:

Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4. 1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossi ntática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nomi nal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Informática: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 10). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (pacotes Microsoft Office 365 e LibreOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na I nternet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Apl icativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware, etc.). 5.4 Proced imentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentenciai (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Saiba mais sobre o Concurso Ministério da Justiça e Segurança Pública: Edital publicado. 130 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais