Pesquisar no blog

ENEM 2021: Seleção terá mais de 100 mil vagas no Digital!

icone calendario 02 jun 2021

Nessa terça-feira, 1º de julho, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), anunciou que o ENEM 2021 Digital contará com 101.100 vagas.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou que a aplicação das provas acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro.

O Enem digital é a prova virtual do Exame Nacional do Ensino Médio, e sua primeira aplicação foi em 2021. O MEC (Ministério da Educação) planeja tornar todo o ENEM digital, visando reduzir custos de impressão.

Portanto, mesmo seguindo as mesmas características do exame impresso, o Enem Digital possui limite de inscrições e só podem participar, pessoas que já concluíram ou vão concluir o ensino médio.

Além disso, o Inep divulgou que a versão digital da prova terá novos recursos liberados. Os editais da prova já estão disponíveis.

Entre os recursos, os participantes terão acesso à prova ampliada, superampliada e com contrastes e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Enem Digital: Inscrições

Além da data das provas já terem sido divulgadas, o MEC também publicou as datas de inscrição para o Enem Digital. As inscrições poderão ser feitas pelos alunos do dia 30 de junho a 14 de julho.

No ano de 2021, temos uma mudança significativa, os estudantes treineiros também terão a oportunidade de realizar a prova, conforme o MEC.

Enem 2021: Exame Digital

Apesar da insistência do Ministério da Educação em tornar o Enem Digital um exame permanente e substituir os moldes impressos, dados divulgados contrariam os desejos do Ministério.

Com 71,3% de abstenção das últimas provas, também por conta da pandemia do coronavírus, o último exame digital foi considerado um fracasso.

Além disso, os participantes reclamaram da prova de matemática, em que uma questão era idêntica a prova de 2009, e a questão que foi anulada do ENEM.

Ademais, em diversas cidades do Brasil , os candidatos tiveram que esperar até 2 horas para o início da prova. E houveram erros de sistema, em que os estudantes foram dispensados.

Por exemplo, no Amapá, o único local do exame apresentou problemas estruturais e foi interditado, impossibilitando a participação de diversos estudantes.

Saiba mais sobre o Enem 2023: Prova em 5 e 12 de novembro. Saiba mais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais