Pesquisar no blog

O que cai na prova: UFPB

icone calendario 28 jan 2021

ufpb-250X250 A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu 154 vagas de concurso para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Se você vai participar das seleções, veja o que cai na prova. Separamos os principais conteúdos para você.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso UFPB.

Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui:
Apostila UFPB

Língua Portuguesa

Cargos de Nível Superior: Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística.

Cargos de Nível Médio: Fonologia: conceito, encontros vocálicos, dígrafos, ortoépia, divisão silábica, prosódia-acentuação e ortografia; Morfologia: estrutura e formação das palavras, classes de palavras; Sintaxe: termos da oração, período composto, conceito e classificação das orações, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase e pontuação; Semântica: a significação das palavras no texto; Interpretação de texto.
Cargos de Nível Fundamental: Leitura e compreensão de textos. A significação das palavras no texto. Emprego das classes de palavras. Pontuação. Acentuação gráfica. Ortografia. Fonética e fonologia. Termos essenciais da oração.

Raciocínio Lógico

Cargos de Nível Superior e Médio: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações. Cargos de Nível Fundamental Sequências Lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria básica. Criptografia. Simetria. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações. Calendários. Numeração. Razão e proporção. Regra de Três.

Conhecimentos Gerais: Comum a todos os cargos

Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.

Noções de administração pública: Somente para cargos de Nível Superior e Médio: Constituição Federal: Da Administração Pública. Administração direta, indireta e fundacional. Controle da Administração Pública; Contrato administrativo; Serviços públicos; Bens públicos. Improbidade Administrativa na Lei nº 8.429/92. Seguridade Social do Servidor Público. Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112/90). Lei Federal nº 8.027, de 12 de abril de 1990, e Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994 – Código de Ética dos Servidores Públicos.

Conhecimentos específicos: Cada cargo exige uma matéria de conhecimentos específicos. Confira a sua no edital.

Critérios de desempate

Na classificação final entre candidatos empatados com igual número de pontos na soma de todas as etapas serão fatores de desempate os seguintes critérios:

– Maior pontuação na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;

– Maior pontuação na prova prática (se houver);

– Maior pontuação na prova objetiva de Língua Portuguesa;

– Maior pontuação na prova objetiva de Noções de Administração Pública (se houver);

– Maior nota na prova objetiva de Raciocínio Lógico;

– Maior idade.

Saiba mais sobre o Concurso UFPB: Edital publicado. 92 vagas para níveis médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais