Pesquisar no blog

Proposta prevê reajuste salarial para cargos da Polícia Federal; entenda!

Iago Almeida

icone calendario 27 dez 2023

Ótima notícia para os concurseiros interessados no próximo concurso Polícia Federal , que pode sair em 2024. Os salários das carreiras poderão ser reajustados em breve!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Salários serão reajustados na Polícia Federal?

De acordo com uma proposta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), os salários das carreiras da Polícia Federal poderão ser reajustados em breve!

Assim, a proposta afirma que a previsão é que o reajuste de 7,7% seja corrigido. Atualmente, o salário inicial de um Agente da Polícia Federal é R$ 13.649,52 e com o reajuste, seria R$ 14.700,53.

Portanto, a expectativa fica agora pela definição do percentual a ser reajustado. Além disso, para vigorar, a proposta precisa ser sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando vai ter novo concurso para a PF?

Se depender do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, haverá novo edital para a PF muito em breve, em 2024.

Durante o programa “Conversa com o presidente”, em agosto, Lula falou sobre necessidade de editais para a corporação, além do Ibama.

Sobre a PF, Lula citou o combate ao crime organizado para que um novo concurso seja publicado, uma vez que será preciso mais policiais, segundo ele.

“A Polícia Federal para tomar conta disso, é porque nós precisamos de mais policiais, fazer mais concursos, senão você não combate o crime organizado”, disse o presidente.

O último concurso para a corporação teve seu edital publicado em 2021 pela banca Cebraspe. Por isso, um novo vem sendo muito cobrado.

Assim, antes da fala do presidente, em fevereiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já tinha falado também sobre o certame.

Eu quero dizer à Policia Federal, à Polícia Rodoviária Federal e à Polícia Penal Federal, que eu tenho a honra de liderar, representadas pelos seus dirigentes, que muito em breve o presidente Lula vai propiciar um aumento para essas categorias. Eu tenho absoluta certeza que nossos pleitos que hoje tramitam, tem o apoio mais importante, que é o apoio do dono do dinheiro, que é ele. E ele vai, muito em breve, viabilizar esse apoio que essa polícias e as carreiras do ministério da justiça tanto merece“, disse o Ministro.

Quais os requisitos para investidura nos cargos?

De acordo com o último edital, os requisitos básicos para ingresso nas carreira, são os seguintes:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e(ou) entidade da esfera federal, estadual e (ou) municipal.

Leia também: Concurso PF : Dino confirma o pedido para convocar 201 excedentes!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais