Concurso Polícia Penal MG: Como estudar Informática? | Nova Concursos

Concurso Polícia Penal MG: Como estudar Informática?

icone calendario 24 ago 2021

O concurso Polícia Penal MG conta com mais de 2.000 vagas para nível médio. Dentre as disciplinas que serão cobradas nas provas está a Informática, que pode causar dúvidas entre muitos candidatos. Saiba como estudar para essa matéria!

O concurso da Polícia Penal de Minas Gerais disponibiliza no total 2.240 vagas para o cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário). Das oportunidades, 1.944 são para homens, 476 são para mulheres e 242 são para PcDs (pessoas com deficiência).

Durante o processo seletivo, os candidatos passarão por 6 etapas avaliativas. São elas:

  • Provas objetivas e redação;
  • Provas de aptidão psicológica e psicotécnica;
  • Exames médicos;
  • Provas de condicionamento físico e testes específicos;
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada;
  • Curso de formação profissional.

As questões de Informática estarão presentes na prova objetiva, que contará com 60 questões. As demais disciplinas cobradas nessa etapa serão Língua Portuguesa, Noções de Direito, Direitos Humanos, Legislação Especial e Raciocínio Lógico.

Para ser aprovado, o candidato deverá alcançar um mínimo de 60% na avaliação objetiva, e também um mínimo de 40% em cada uma das disciplinas.

Como estudar Informática?

Para estudar para a disciplina de Informática, é necessário primeiramente saber que os 5 temas mais comuns de se aparecer nas provas da Polícia Penal sobre essa matéria são:

  • Hardware;
  • Windows 10;
  • Microsoft Word;
  • Microsoft Excel; e
  • Internet.

Tais itens estarão muito provavelmente presentes na avaliação objetiva, uma vez que também são assuntos recorrentes nas provas formuladas pelo Instituto Selecon, banca organizadora do certame.

Hardware

Se tratando de Hardware, é necessário que o candidato estude acerca dos conceitos de Hardware, das diferenças entre Hardware e Software e sobre o que vem a ser os periféricos.

Windows 10

Já no caso de Windows 10, os principais elementos a serem estudados são as características gerais, as novidades trazidas pela Windows 10, conceitos de pastas e arquivos, entre outros.

Word

Enquanto isso, para Word é importante que o candidato possua conhecimentos principalmente sobre formatação de texto e formatação de parágrafo, que são sempre muito cobrados nas provas de concurso público.

Excel

Para Excel, é interessante conhecer essencialmente sobre fórmulas e funções, além de elementos comuns de formatação que também são utilizados nessa plataforma.

Internet

Por fim, no que se refere a Internet, o candidato deve buscar estudar principalmente sobre aplicações, conceito de internet e intranet, protocolos etc.

Todos esses conteúdos são importantes para a realização de uma boa prova, uma vez que normalmente é o que se encontra nas avaliações de Informática dos concursos para a Polícia Penal.

Dicas de estudo para as provas

Além de conhecer sobre os principais temas que cairão na avaliação, estudar para uma prova de maneira efetiva também exige do candidato uma boa organização e adoção de bons hábitos.

Sendo assim, algumas dicas para os concurseiros que realizarão as provas do concurso são:

  • Organize um cronograma semanal de rotina, em que os horários vagos possam ser preenchidos pelo estudo das disciplinas cobradas pela avaliação do concurso;
  • Procure editais anteriores do concurso ou de outros certames organizados pela banca, de maneira a analisar e conhecer como as provas normalmente são organizadas e como as questões geralmente são formuladas;
  • Quando estiver muito cansado, dê preferência às disciplinas com as quais possui mais afinidade. Estudar para uma matéria que não te atrai quando está muito cansado não rende tanto quanto o necessário;
  • Reserve momentos de sua rotina também para lazer, uma vez que a saúde mental também é de extrema importância;
  • Reserve boas horas de sono para que o corpo descanse o suficiente para absorver todas as informações do próximo dia; e
  • Pratique exercícios físicos e adquira bons hábitos alimentares, para garantir que seu corpo tenha a energia e a disposição necessária para enfrentar a rotina criada.

Concurso Polícia Penal MG: remunerações e benefícios

As vagas oferecidas pelo concurso da Polícia Penal de Minas Gerais contam com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração inicial no valor de R$4,6 mil.

Os candidatos aprovados também receberão estes benefícios:

  • Alimentação no local de trabalho, para os servidores que possuem exercício nas Unidades Prisionais e Socioeducativas (portanto não recebem auxílio-alimentação);
  • Auxílio fardamento, apenas para as carreiras de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal e Agente de Segurança Socioeducativo;
  • ADE (Adicional de Desempenho), vantagem paga mensalmente, vinculada aos resultados das avaliações de desempenho individual e institucional, com valor determinado a cada ano.

Vale lembrar que a aplicação das provas será realizada nas cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais