Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: Resolvendo questões de Direito Constitucional!

icone calendario 22 nov 2021

O edital do concurso Polícia Penal MG está em andamento com a oferta de 2.240 vagas para o cargo de Policial Penal. Saiba como resolver questões de Direito Constitucional!

Antes de mais nada, vale informar que o certame oferta 2.420 vagas para cargos de Agente Penitenciário, agora nomeado de Policial Penal. O referido cargo tem exigência de nível médio de formação e apresenta salários iniciais de R$ 4.631,25.

As inscrições para o concurso de Minas Gerais foram encerradas recentemente e, agora, os participantes devem focar em suas preparações para realizar as Provas.

Por isso, saiba como resolver bem as questões de Direito Constitucional!

Etapas de avaliação do concurso Polícia Penal MG

Os candidatos ao concurso da PP de Minas Gerais serão submetidos às etapas de avaliação:

  • Prova Objetiva e Redação;
  • Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica;
  • Exames Médicos;
  • Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos;
  • Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada; e
  • Curso de Formação Técnico-Profissional.

As quatro primeiras etapas serão de responsabilidade da banca organizadora Selecon, mas a quinta etapa, o Curso de Formação, será organizada pelo Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública)

Como será a Prova Objetiva do concurso?

A Prova Objetiva do concurso, que está sob responsabilidade de organização da Selecon. A estrutura da prova, que terá duração máxima de 5 horas, será composta por 60 questões sobre as matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática Básica;
  • Noções de Direito;
  • Direitos Humanos;
  • Legislação Especial;
  • Raciocínio Lógico.

A matéria sobre a qual se trata este artigo faz parte do tópico “Noções de Direito” e merece um destaque na hora dos estudos. Isso porque essa é a matéria mais cobrada pela Selecon.

Acompanhe agora algumas dicas de estudo e para resolver bem as questões de Direito Constitucional!

Dicas gerais de estudo

O edital do concurso da Polícia Penal de Minas Gerais traz os conteúdos que serão cobrados muito bem explicitados. Por isso, ler o edital com muita atenção é crucial para não se perder na hora dos estudos!

Outra coisa importante para se sair bem nas avaliações, é conhecer a banca que aplicará a prova. Conhecer o estilo de provas ou tipos de pegadinhas que a organizadora costuma aplicar pode garantir um melhor resultado final.

No caso, será a Selecon, uma banca que tem crescido muito no cenário dos concursos públicos. Portanto, vale a pena pesquisar um pouquinho sobre essa empresa.

Mais algumas dicas que podem te ajudar:

  • Tenha um dicionário jurídico sempre em mãos quando for estudar;
  • Mantenha um caderno de anotações bem organizado;
  • Faça mapas mentais para memorizar bem;
  • Tente compreender como as Leis funcionariam na prática.

Dicas para resolver as questões

Uma dica muito importante para realizar qualquer concurso é: refaça provas anteriores da banca que organizará o certame que você vai participar!

Isso é importante, pois, dessa forma, você conhece o conteúdo e o tipo de questões que a banca aplica.

No caso da Selecon, é importante decorar a letra da Lei, pois a empresa costuma cobrar questões que requerem a memorização dos textos legislativos.

Na hora de estudar, é bacana não só encontrar a resposta correta, mas entender o porquê de as outras alternativas estarem erradas. Dessa forma, o conteúdo será revisado e reforçado a cada questão resolvida.

Outra dica é: prepare-se para ler muito! Geralmente os enunciados trazem uma introdução bastante longa antes de realizarem a pergunta que deve ser respondida.

Atenção: o conteúdo indicado no edital deve ser estudado por completo!

Para mais informações sobre como resolver bem as questões do certame da Polícia Penal MG na parte de Direito Constitucional, acompanhe a aula do Professor Irineu:

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais