Voltar
Embora não tenha previsão de um novo edital para o concurso MRE, órgão acumula 726 cargos vagos, contando somente com 429 cargos ocupados.
O último edital do concurso para o Ministério das Relações Exteriores foi publicado em 2008. A seleção ofertou 100 vagas para o cargo de Assistente de Chancelaria.
Além disso, a seleção ficou sob responsabilidade do Cespe/UnB, atual Cebraspe.
A carreira de Assistente de Chancelaria foi criada pela Lei nº 8.829, de 22 de dezembro de 1993 e possui 4 classes (A, B, C e especial) e 5 padrões (I, II, III, IV e V).
Atualmente, há 726 cargos vagos de Assistente de Chancelaria no Ministério das Relações Exteriores.
Para ingresso no cargo de Assistente de Chancelaria, é requisito ter o certificado de conclusão de curso de segundo grau, emitido por estabelecimento de ensino oficial ou reconhecido.
O Assistente de Chancelaria presta apoio administrativo aos servidores da Carreira de Diplomata, abrangendo tarefas de secretariado, digitação, processamento de dados, textos técnicos em idioma estrangeiro; executa serviços de apoio administrativo em tarefas peculiares ao Ministério das Relações Exteriores.
A remuneração da carreira de Assistente de Chancelaria passou a ser exclusivamente por subsídio, fixado em parcela única, vedado acréscimo, após a publicação da Lei nº 12.775, de 28 de dezembro de 2012, que foi atualizada pela Lei nº 13.464, de 10 de julho de 2017.
Além disso, integra a estrutura remuneratória básica o auxílio-alimentação no valor de R$ 458,00.
O Ministério das Relações Exteriores promoveu o seu último concurso ofertando 100 vagas para o cargo de Assistente de Chancelaria em 2008.
O certame foi organizado pelo Cespe/Unb, atual Cebraspe e contou com 14.195 candidatos inscritos.
A remuneração bruta ofertada era de R$ 1.542,23.
O concurso contou com duas etapas, sendo elas:
Primeira etapa
Segunda etapa
As provas objetivas foram aplicadas no dia 30 de março de 2008, no turno da tarde, no Distrito Federal, e teve a duração de 5 horas. Além disso, a avaliação foi composta por 110 itens para serem julgados como certo ou errado.
As provas objetivas contaram com as seguintes disciplinas:
Conhecimentos básicos – 50 itens
Conhecimentos específicos – 60 itens
A prova discursiva consistiu na elaboração de quatro questões, de, no máximo, 10 linhas, e de, no máximo, 30 linhas.
Essa etapa teve como objetivo avaliar o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade.
O curso de Preparação teve 70 horas presenciais e foi realizado na cidade de Brasília-DF. Durante a realização no Curso de Preparação, o candidato fez jus a auxílio financeiro.