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Concurso SME São Paulo: Autorizadas 3.250 vagas para Professor!

Novos concursos SME SP (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) foram autorizados para a contratação de 3.250 Professores para os níveis infantil, fundamental e médio.

Vale lembrar que a SME SP homologou em setembro o resultado final do concurso para o cargo de Auxiliar Técnico de Educação.

Concurso SME SP: situação atual

No dia 15 de outubro, o prefeito Ricardo Nunes autorizou a abertura de dois editais do concurso SME SP com o objetivo de realizar  3.250 contratações para o cargo de professores nos níveis infantil, fundamental e médio.

Todos os cargos terão jornada de 30 horas por semana e as datas de abertura serão divulgadas futuramente no Diário Oficial. ​

O primeiro prevê a nomeação de 1.270 professores para atuação na educação infantil e ensino fundamental I em escolas da cidade de São Paulo, com salário inicial de R$ 2.379,56.

Já o segundo deverá nomear 1.980 docentes para atuarem no ensino fundamental II e no ensino médio, com salário inicial de R$ 2.874,48.

Concurso homologado

Em setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulohomologou o resultado final do concurso SME SP para o cargo de Auxiliar Técnico de Educação.

Conforme os dados divulgados pela Secretaria da Educação, foram 118 mil inscritos somente para o cargo de Auxiliar Técnico: uma concorrência de 106 candidatos por vaga.

A aplicação das provas de ambos os cargos estava prevista para o dia 1º de setembro de 2019, às 13 horas, na cidade de São Paulo (SP), mas a prova para Auxiliar foi cancelada e remarcada para 20 de outubro.

Para o cargo de Coordenador Pedagógico foram 20,9 mil inscritos e concorrência de 33 candidatos por vaga. No dia 28 de maio, foram publicados, no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, os editais dos concursos da Secretaria Municipal de Educação.

A seleção conta com a oferta de 1.109 vagas para o cargo de Auxiliar Técnico de Educação, de Nível Médio e 628 vagas para o cargo de Coordenador Pedagógico, que exige Nível Superior e experiência de três anos no magistério.

Sobre a SME SP

A Secretaria de Educação no Município de São Paulo surgiu nos termos do Decreto-Lei nº 430, de 08/07/1947, integrando a então Secretaria de Cultura e Higiene. Só no ano de 1975, de acordo com o Decreto nº 8.204, de 13/01/1975 (Link para um novo sítio)é que alterou sua denominação passando de Secretaria de Educação e Cultura para Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, atendia apenas as crianças da faixa etária de Educação Infantil, ampliando depois, o seu atendimento para o Ensino Fundamental. Atualmente, sua organização foi estabelecida pelo Decreto nº 59.660/2020.  (Link para um novo sítio)

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (ir para conteúdo da LDB – Lei Federal nº 9.394/96) (Link para um novo sítio) é incumbência dos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade o ensino fundamental, admitida sua atuação em outros níveis de ensino. Assim, as Unidades Educacionais, em sua grande maioria, atendem à população de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Além disso, oferece, também, algumas escolas que mantêm o Ensino Médio e, ainda, cursos de educação profissional, tanto de nível básico, como de nível técnico.

Assim sendo, a Secretaria Municipal de Educação, de acordo com a LDB, tem como finalidades precípuas o desenvolvimento dos educandos, assegurando-lhes a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Hoje, a SME conta em sua estrutura organizacional com os seguintes equipamentos que compõem a Rede Municipal de Ensino:

  • Unidades Educacionais/ Centros Educacionais,
  • Diretorias Regionais de Educação,
  • Órgãos Centrais e
  • Conselho Municipal de Educação

Últimos concursos

Auxiliar Técnico em Educação

O último concurso Educação SP ocorreu em 2013, com organização do Cetro Concursos e 493 vagas para Auxiliar. Contou com duas provas, aplicadas conjuntamente: uma objetiva e outra dissertativa. O tempo máximo de duração das provas foi de 4h.

A prova objetiva foi composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha com 5 alternativas, ao passo que a prova dissertativa consistiu na resolução de três situações-problema. 

As provas objetiva e discursiva valiam, cada uma, 100 pontos. Para ser habilitado nas provas era necessário atingir um aproveitamento mínimo de 50% por prova.

Os candidatos habilitados nas provas objetiva e dissertativa foram então convocados a apresentar a documentação da última fase do concurso, a de títulos.

Foram convocados os 8.000 melhores colocados na lista de ampla concorrência e os 400 melhores colocados na lista de pessoas com deficiência para participar desta etapa.

Professor

O último concurso SME SP para professor foi realizado em 2016, com oferta de 2.472 vagas para docentes de ensino fundamental II e médio. A seleção foi organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições foram fixadas no valor de R$ 46,00.

Etapas de provas

Os candidatos foram avaliados por meio de:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

 

Prova Objetiva

A prova objetiva contou com 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Pedagógicos e 30 de Conhecimentos Específicos. Na sua avaliação foi utilizado o escore padronizado com média igual a 50 em cada um dos módulos e desvio padrão igual a 10, sendo:

a) contado o total de acertos de cada candidato em cada módulo;
b) calculadas a média e o desvio padrão dos acertos de todos os candidatos em cada módulo;
c) transformado o total de acertos de cada candidato em nota padronizada (NP). Para isso, calculou-se a diferença entre o total de acertos do candidato em cada módulo (A) e a média de acertos do grupo em cada módulo ( X̅ ), dividiu-se essa diferença pelo desvio padrão (s) do grupo em cada módulo e multiplicou-se o resultado por 10 e, por sim, somou-se 50.

Foi considerado habilitado na Prova Objetiva o candidato que obtiver nota padronizada igual ou superior a 50 em cada um dos módulos e somatório maior ou igual a 100 no total.

Prova Discursiva

Foram corrigidas as provas discursivas de até 4 vezes o número total de vagas do cargo/disciplina, respeitados os empatados na última colocação. Em relação aos candidatos que tiveram sua inscrição deferida na condição de pessoas portadoras de deficiência, negros, negras ou afrodescendentes, foram corrigidas todas as provas dos habilitados na Prova Objetiva.

A Prova Discursiva valeu 100 pontos e foi constituída por 2 questões discursivas, sobre o módulo de conhecimentos pedagógicos, com número máximo de 30 linhas. Foi considerado aprovado na Prova Discursiva o candidato que obtivesse nota igual ou superior a 60, numa escala de 0 a 100.

Avaliação de Títulos

A Avaliação de Títulos foi aplicada para todos os candidatos do Professor de Ensino Fundamental e Médio, aprovados na Prova Discursiva. Ela valeu, no máximo, 10 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados pudesse superar esse valor.

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