Concurso Bombeiros – RJ: Edital para Oficiais pode ser publicado em 2021!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 03 ago 2020

O edital do próximo concurso Bombeiros RJ (Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro), destinado para Oficiais, pode ser publicado em 2021 devido ao adiamento do vestibular UERJ.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio de Janeiro

Edital do concurso Bombeiros RJ pode sair em 2021

O próximo concurso Bombeiros RJ, com vagas destinadas para o quadro de Oficiais, pode ser publicado em 2021. A nova previsão ocorre devido ao adiamento do Vestibular 2021, da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realiza o seu certame para ingresso de Oficiais, por meio do vestibular da UERJ. Em 2020, a seleção chegou a estar prevista, mas agora pode ocorrer somente no ano que vem.

Em comunicado, a UERJ informou que adiou o seu Vestibular 2021, em função da pandemia da Covid-19. De acordo com a instituição, os exames serão realizados no primeiro semestre de 2021, em datas a serem anunciadas em breve.

“Quando esse anúncio for feito, entraremos em contato com a Academia do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro para confirmar o interesse da corporação na sua participação nos exames”, informou a UERJ.

As inscrições para o concurso Bombeiros RJ são feitas por meio do site da UERJ, durante o 1º ou 2º exame de qualificação. A primeira etapa é constituída por uma prova objetiva e prova discursiva do vestibular da universidade.

A prova objetiva de múltipla escolha, conta com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os candidatos aprovados realizam então a prova discursiva da UERJ, com questões sobre Física e Matemática, além de uma Redação.

Após a finalização das provas da UERJ, os participantes classificados dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso Bombeiros RJ, são convocados para a Parte Específica realizada pela própria corporação.

Esta fase consta em exames físicos, exames de saúde e pesquisas documental e social. Os candidatos aprovados são convocados para o curso de formação. O certame costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.

Requisitos para o curso de formação

O concurso para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, costuma exigir os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
  • Não há limite de idade;
  • Ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio;
  • Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”.

Déficit de cargos no Bombeiros RJ

No mês de junho de 2020, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, divulgou dois decretos que juntos, bloqueiam mais de 9.500 cargos vagos originados durantes o RRF (Regime de Recuperação Fiscal). Entretanto, o novo concurso Bombeiros RJ segue sendo urgente, já que o número de vacâncias permanece na corporação.

Recentemente foi realizado um estudo pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que relata mesmo após o bloqueio de cargos vagos, segue com 313 vagas disponíveis para reposição, a partir do dia 01 de julho de 2020.

De acordo com o estudo, ao todo, o Decreto 47.117/2020 bloqueou 1.373 cargos vagos nos quadros da corporação. Entretanto, ainda restam essas 313 vacâncias, sendo 06 vagas para Oficiais e 307 vagas para o quadro de praças (Soldados).

Dessa maneira, a convocação de candidatos aprovados e a realização de um novo concurso Bombeiros RJ podem acontecer. No entanto, o estudo ainda está sendo avaliado. Com isso, o número de cargos vagos pode aumentar ou diminuir.

Segundo informações da corporação, mesmo diante dos postos para livre provimento, não serão considerados eventuais aumentos de despesas de pessoal criados a partir de compensações com bloqueios de cargos, se houver.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros - RJ: Edital para Oficiais pode ser publicado em 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais