Compartilhar:

Carreira Militar

Os concursos da Carreira Militar sempre atraíram várias pessoas interessadas na rotina de atividades desafiadoras que compõem o cotidiano destes heróis.

Os concursos da Carreira Militar sempre atraíram várias pessoas interessadas na rotina de atividades desafiadoras que compõem o cotidiano destes heróis.

As vagas nos quadros das mais diversas corporações exigem que o candidato seja patriota, leal e tenha honra para com a bandeira e coragem para lidar com situações por vezes adversas.

Conheça Tudo Sobre Carreiras Militares

As Forças Armadas são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica e têm como objetivo defender a Pátria e garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem. A direção superior destas instituições nacionais fica por conta do Ministério da Defesa, sob a autoridade suprema do Presidente da República.

Carreira Militar Feminina

As mulheres constituem uma importante parcela do corpo de Militares no Brasil. Na Marinha, por exemplo, o dia 7 de julho é comemorado pela permissão da entrada das mulheres, que ocorreu em 1980.

Em 1997, a reestruturação de Corpos e Quadros de Oficiais e Praças da Marinha ampliou significativamente a participação da mulher nas atividades da Força Naval: antes restrita a um único Corpo Auxiliar, as mulheres poderiam prestar serviços no Corpo de Intendentes da Marinha, no Corpo de Engenheiros da Marinha,  nos Quadros do Corpo de Saúde da Marinha, nos Quadros Técnico e Auxiliar da Armada do Corpo Auxiliar da Marinha, no Corpo Auxiliar de Praças e no Quadro de Músicos do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.

Já mais recente, em 2012, a primeira mulher promovida a um cargo de Oficial General das Forças Armadas Brasileiros foi a Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes.

Salários

O salário, comumente chamado de soldo, é um dos maiores atrativos da Carreiras Militares. No cargo de Almirante, o soldo pode ultrapassar os R$ 30 mil, além de eventuais rendimentos extras.

Benefícios da Carreira Militar

Os ingressantes na Carreira Militar possuem diversos benefícios, tais como: estabilidade no cargo, ótimas remunerações, plano de saúde, aposentadoria com rendimentos integrais, possibilidade de moradia enquanto for servidor ativo e plano de carreira.

Plano de Carreira Militar

O Plano de Carreira Militar é composto de Postos e Graduações, sendo que o Posto é o grau hierárquico do oficial. Já a Graduação é o grau hierárquico da Praça.

Como Ingressar na Carreira Militar

O ingresso nas Carreiras Militares se dá por meio de concurso público, que acontecem anualmente. Então se você deseja seguir no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica, o melhor é organizar sua rotina para se adequar ao que é cobrado nos editais.

Exército

No Exército, os cargos são:

  • Graduados: Tarifeiro de 2ª Classe, Tarifeiro de 1ª Classe, Tarifeiro-Mor, Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento, Subtenente;
  • Oficiais Subalternos: Aspirante a Oficial, 2º Tenente, 1º Tenente;
  • Oficiais Intermediários: Capitão;
  • Oficiais Superiores: Major, Tenente-Coronel, Coronel;
  • Oficiais Generais: General de Brigada, General de Divisão, General de Exército, Marechal.

EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é o estabelecimento de ensino militar responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Com o ideal de defender a Pátria, lá convergem jovens de todas as regiões do Brasil, de diversas condições sociais, marcando a pluralidade característica do povo brasileiro.

AMAN

A Academia Militar das Agulhas Negras é situada às margens do Rio Paraíba do Sul e da Rodovia Presidente Dutra e à sombra do Pico das Agulhas Negras, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Suas instalações impressionam devido à sua imponência, amplas pérgulas, confortáveis e acolhedores alojamentos, salas de aulas, bibliotecas espaçosas, salões culturais e dependências esportivas atraentes e modernas. Durante sua permanência na AMAN, o cadete terá como alvos de estudo: formação inicial do combatente (primeiro ano), curso avançado com instruções de maior complexidade (segundo ano) e especialização (dois últimos anos).

ESA

A Escola de Sargentos das Armas tem a exclusividade na formação de Sargentos Combatentes de carreira, das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

EsFCEx

A Escola de Formação Complementar do Exército tem como objetivo preparar recursos humanos, particularmente no campo da administração militar, a fim de contribuir com o aprimoramento dos procedimentos administrativos no âmbito do Exército. Sediada em Salvador (BA), as áreas contempladas são: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem, Comunicação Social, Odontologia e Farmácia.

EsSLog

A Escola de Sargentos de Logística tem a missão de formar e aperfeiçoar os sargentos das áreas Técnicas e Logísticas do Exército Brasileiro. Sediada na cidade de Rio de Janeiro (RJ), tem oportunidades nos cursos de: Intendência, Manutenção de Comunicações, Saúde, Música, Topografia e Material Bélico (Armamento e Material Bélico) e Mecânico (de Viatura, de Armamento e de Operador).

CIAvEx

O Centro de Instrução de Aviação do Exército é o responsável pela formação, especialização e aperfeiçoamento do capital humano destinado a integrar o Sistema de Aviação do Exército. Localizado em Taubaté (SP), tem a incumbência de planejar, executar e avaliar as atividades ligadas ao ensino técnico e doutrinário inerentes à Aviação do Exército.

EsSEx

A Escola de Saúde do Exército é um estabelecimento de ensino de formação de grau superior, diretamente subordinado à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), responsável pela seleção e formação dos oficiais do Quadro de Médicos do Serviço de Saúde. Situada no Rio de Janeiro, há oportunidades disponíveis para as especialidades de Anestesiologia, Cancerologia, Neurologia, Neurocirurgia, Urologia, Patologia, Ortopedia/Traumatologia, Endoscopia Digestiva, Cardiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia e Metabologia, Infectologia, Nefrologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Proctologia, Radiologia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Radioterapia, Medicina Nuclear, Gastroenterologia, Ginecologia-Obstetrícia, dentre outras.

Oficiais e Praças Temporários do Exército

O militar temporário (oficial ou sargento) é aquele que ingressa no Exército por meio de uma seleção conduzida pelas Regiões Militares, que estabelece o período e as vagas para cada área de interesse necessária.

IME

O Instituto Militar de Engenharia, localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e preparação de jovens para atuar na área de Engenharia do Exército Brasileiro.

Aeronáutica

Na Aeronáutica, os cargos são:

  • Graduados: Tarifeiro de 2ª Classe, Soldado de 2ª Classe, Tarifeiro de 1ª Classe, Soldado de 1ª Classe, Tarifeiro-Mor, Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento, Suboficial;
  • Oficiais Subalternos: Aspirante a Oficial, 2º Tenente, 1º Tenente;
  • Oficiais Intermediários: Capitão;
  • Oficiais Superiores: Major, Tenente-Coronel, Coronel;
  • Oficiais Generais: Brigadeiro, Major-Brigadeiro-do-Ar, Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Marechal-do-Ar.

EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o complemento do Ensino Médio.

AFA

A Academia da Força Aérea é um estabelecimento de ensino superior, que integra o Sistema de Formação e Aperfeiçoamento do Comando da Aeronáutica. Sua finalidade é formar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira, incentivando e aprimorando em cada Cadete os atributos intelectuais, morais e físicos, essenciais ao Oficial da Aeronáutica. Situada na cidade de Pirassununga (SP), tem cursos de formação da AFA que equivalem a cursos de graduação plena, que se assemelham às áreas de Engenharia e de Administração.

EEAR

A Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá (SP), tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Sargentos da Aeronáutica.

CIAAR

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, localizada em Belo Horizonte, tem a tarefa de representar a Força Aérea Brasileira para mais de 2 milhões de habitantes.

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária especializada na área aeroespacial e referência em pesquisa tecnológica no país. Situada em São José dos Campos (SP), oferece cursos de graduação em seis especialidades de engenharia: aeronáutica, civil (aeronáutica), computação, mecânica (aeronáutica), eletrônica e aeroespacial.

QOCON

QSCON

Marinha

Na Marinha, os cargos são:

  • Graduados: Marinheiro, Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento, Suboficial;
  • Oficiais Subalternos: Guarda-Marinha, 2º Tenente, 1º Tenente;
  • Oficiais Intermediários: Capitão-Tenente;
  • Oficiais Superiores: Capitão-de-Corveta, Capitão-de-Fragata, Capitão-de-Mar-e-Guerra;
  • Oficiais Generais: Contra-Almirante, Vice-Almirante, Almirante-de-Esquadra, Almirante.

Colégio Naval

O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino localizada no município de Angra dos Reis (RJ), cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

Escola Naval

A Escola Naval, localizada no município de Rio de Janeiro (RJ),tem o propósito de formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM). A Escola Naval está localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Centro de Instrução Almirante Wandenkolk

O CIAW tem o propósito de capacitar os Oficiais dos diversos Corpos e Quadros para o exercício das funções previstas nas Organizações Militares da Marinha e de formar Oficiais que integrarão as fileiras da Marinha do Brasil.

Centro de Instrução Almirante Alexandrino

O CIAA tem o propósito de capacitar Praças dos diversos Corpos e Quadros para o exercício das funções previstas nas Organizações Militares da Marinha.

Escolas de Aprendizes-Marinheiro

O Corpo de Praças da Armada, cuja carreira inicia-se nas Escolas de Aprendizes-Marinheiro, tem como principais atribuições o guarnecimento dos navios e/ou aeronaves componentes da Marinha do Brasil, executando as tarefas necessárias à manutenção e operação de equipamentos e sistemas, à conservação de compartimentos e ao atendimento de serviços gerais e específicos de bordo.

Corpo de Fuzileiros Navais

Os Fuzileiros Navais são uma força integrante da Marinha do Brasil, responsável pela segurança de interesses navais do País. Prontos para entrar em ação em terra ou na água, também são chamados de “Anfíbios”.

Marinha Mercante

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante é um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados, não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos, como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, dentre outros. Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos.

Serviço Militar Voluntário de Oficiais

Serviço Militar Voluntário de Praças

Confira Opção de Curso para Carreira Militar

Curso Online ESA – Escola de Sargentos das Armas

Curso Online Marinha do Brasil

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais