Pesquisar no blog

Concurso PC AM: Edital com 362 vagas sai até outubro!

icone calendario 08 set 2021

O Governador Wilson Lima confirmou que o edital do concurso PC AM deve ser lançado, no mais tardar, em outubro de 2021.

O Amazonas vem sofrendo com a falta de funcionários na área de Segurança Pública e, agora, o governador do Estado afirmou que concursos para esse setor serão abertos.

A Polícia Civil AM, que tem verba prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2021, é um dos órgãos públicos que terão cargos preenchidos.

A previsão é de que o edital para a seleção da corporação seja lançado em setembro ou, no mais tardar, em outubro deste ano.

As vagas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 62 vagas para Delegado;
  • 62 vagas para Escrivão;
  • 200 vagas para Investigador; e
  • 38 vagas para Perito.

Concurso PC AM: Novo certame é importante para aumentar efetivo!

O Ministérios Público do Amazonas (MPAM) reforçou que é necessário aumentar o número de servidores ativos por meio de concurso PC AM.

No primeiro semestre de 2021 o MPAM já havia comentado sobre a necessidade de policiais civis no Amazonas e deu um prazo de um ano para a realização de novas seleções.

No dia 2 de julho deste ano, o MP reiterou a carência de novos policiais após realizar uma vistoria nas unidades da Polícia Civil do Amazonas. Essa vistoria também foi realizada na Polícia Militar do Estado.

Esse processo de inspeção foi iniciado no mês de junho e teve como objetivo identificar as deficiências e insuficiências, além de tentar entender melhor a estrutura da PC e PM AM.

A promotora de Justiça, Christiane Dolzane Araújo, que responde pela 60ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, disse que

A recomendação para o concurso foi expedida no ano de 2021, sinalizando um prazo de 30 dias para que os órgãos pudessem se manifestar a respeito do acatamento. Esperamos que a manifestação ocorra dentro desse prazo legal, que coincide com o término das inspeções, visto que o último concurso foi realizado em 2009, 11 anos atrás”.

O tempo sem concursos e a recorrente falta de funcionários preocupa o MPAM e, por isso, a reiteração sobre novas seleções foi feita.

O concurso PC AM é esperado de 2018!

Os concursos da Polícia Civil e Militar do Amazonas estão sendo esperados desde 2018.

Naquele ano, a Segurança Pública chegou a abrir vagas para 1.300 contratações, porém os editais não foram publicados por questões orçamentárias.

No caso da Polícia Civil, oito cargos seriam ofertados e 424 vagas seriam preenchidas, caso o edital tivesse sido oficialmente publicado.

Já no caso da PM, 681 vagas seriam preenchidas e para os Bombeiros AM, 228 vagas foram autorizadas.

Em 2020, o governador Wilson Lima, voltou a comentar sobre os concursos e afirmou que esperava os editais da área de Segurança Pública ainda para o primeiro semestre de 2021, o que não aconteceu.

O Amazonas passa por limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que tem dificultado a abertura de novos certames.

Saiba mais sobre o Concurso PC AM: Editais publicados com 362 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais