Assinatura completa
Assinatura completa

Concurso TRE MG: Aprovados do TSE Unificado são convocados!

Foram convocados 86 candidatos aprovados no concurso TRE MG. A seleção participou do TSE Unificado, que ofertou 73 vagas. Venha saber todos os detalhes!

Concurso TRE MG: Aprovados do TSE Unificado são convocados!
Foram convocados 86 candidatos aprovados no concurso TRE MG. A seleção participou do concurso TSE Unificado. Venha saber mais!

O concurso TRE MG avança para uma nova etapa importante para os candidatos aprovados! O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais acaba de convocar classificados para indicar a preferência de lotação nos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário.

A seleção fez parte do Concurso Público Unificado da Justiça Eleitoral, conhecido como TSE Unificado, que ofertou 412 vagas imediatas e cadastro reserva para diferentes áreas de atuação. O certame atraiu milhares de candidatos em busca de estabilidade e carreira no serviço público.

Se você acompanha as novidades sobre o concurso TRE MG, confira a seguir todos os detalhes sobre a convocação, cargos contemplados e os próximos passos para quem está mais perto de tomar posse no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais!

Concurso TRE MG: 86 aprovados são convocados

O TRE MG divulgou na quinta-feira, 24 de julho, uma nova lista de convocados do concurso TSE Unificado, chamando 86 candidatos aprovados para manifestação de preferência quanto à lotação.

Do total de convocados, 68 são para o cargo de técnico judiciário – área Administrativa, enquanto 18 correspondem ao cargo de analista judiciário – área Judiciária.

A escolha das zonas eleitorais deverá ser feita pelos aprovados dentro dos prazos estipulados pelo tribunal.

Para os técnicos judiciários, o período para envio das opções ficará aberto de 24 a 30 de julho. Já os analistas judiciários deverão manifestar suas preferências entre 31 de julho e 6 de agosto.

Com a chamada desta quinta-feira, o número de convocações já ultrapassa as vagas imediatas previstas no edital, sendo possível que novas chamadas ocorram durante todo o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Autorização nacional para nomeações em 2025

Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou portaria autorizando 525 provimentos em concursos da Justiça Eleitoral em 2025, contemplando tanto o próprio TSE quanto os Tribunais Regionais Eleitorais. Desse total, 357 são para técnicos judiciários e 168 para analistas judiciários.

Cada tribunal é responsável por realizar seus próprios trâmites para convocação e nomeação dos aprovados.

Panorama do concurso TSE Unificado

O concurso unificado da Justiça Eleitoral, realizado no ano passado, ofertou 412 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, para os cargos de técnico e analista judiciário.

As oportunidades foram distribuídas entre o TSE e 26 Tribunais Regionais Eleitorais, com exceção do TRE-TO, que promoveu seleção própria.

A remuneração inicial dos aprovados pode chegar a R$16.637,08, considerando vencimento básico e auxílio-alimentação reajustados. O requisito para ingresso nas carreiras é nível superior completo.

Ao todo, o concurso registrou 637.628 inscritos, dos quais 47,95% não compareceram às provas objetiva e discursiva, aplicadas em dezembro de 2024. Para o cargo de agente da polícia judicial, também houve Teste de Aptidão Física (TAF), além de prova de títulos para analista.

Como foram as provas?

Os candidatos do concurs TRE MG foram avaliados por meio das seguintes etapas de seleção:

  • prova objetiva
  • prova discursiva
  • teste de aptidão física
  • avaliação de títulos

Provas Objetivas

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram compostas por 120 questões de “certo” ou “errado”, distribuídas entre 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.

As questões de conhecimentos básicos da prova foram compostas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Direito Eleitoral (somente para Analista e Técnico Judiciário na área Administrativa), Noções de Direito Administrativo (exceto Analista Judiciário na área Judiciária) e Noções de Direito Constitucional (somente para Analista e Técnico Judiciário na área Administrativa).

Avaliada em até 190 pontos, foi reprovado na prova o candidato que obteve nota inferior a 10 pontos na prova de conhecimentos básicos (NP1), a 40 pontos na prova de conhecimentos específicos (NP2) e a 55 pontos no total da prova (NFPO).

Prova Discursiva

De caráter eliminatório e classificatório, a prova discursiva foi composta pela elaboração de uma redação dissertativa, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo/área/especialidade.

Avaliada em até 50 pontos, a prova discursiva considerou o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Teste de Aptidão Física

O Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, consistiu na realização dos seguintes testes: flexão de braço na barra fixa (para candidatos do sexo masculino) ou de barra estática (para candidatas do sexo feminino), flexão abdominal e corrida de 12 minutos.

Nesta etapa, o candidato foi avaliado em apto ou inapto.

Avaliação de Títulos

Nesta etapa, de caráter classificatório, foram consideradas as seguintes pontuações:

Analista Judiciário (todos os cargos)

Tabela de títulos do concurso TRE MG!
Concurso TRE MG: Aprovados do TSE Unificado são convocados! 3

Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Tecnologia da Informação

Tabela de títulos do concurso TRE MG!
Concurso TRE MG: Aprovados do TSE Unificado são convocados! 4