Foi confirmado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerias, que o próximo concurso TJMG será unificado para os cargos da Primeira e Segunda Instâncias. De acordo com a Assessoria de Imprensa do tribunal, o edital está na dependência de um aval da presidência do órgão. Sendo assim, os profissionais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pa...
Foi confirmado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerias, que o próximo concurso TJMG será unificado para os cargos da Primeira e Segunda Instâncias. De acordo com a Assessoria de Imprensa do tribunal, o edital está na dependência de um aval da presidência do órgão.
Sendo assim, os profissionais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais passaram a compor um único quadro. Assim, o órgão não poderá realizar concursos individuais para preenchimento de vagas em cada instância.
Caso o novo concurso TJMG for autorizado pela presidência do tribunal, uma nova licitação para definição da banca organizadora será aberta. Isso porque, os contratos firmados em 2019 foram rescindidos.
No dia 20 de janeiro, foi divulgado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Relatório de Desempenho e Produtividade dos seis meses da Gestão 2020/2022. Na ocasião, o presidente do órgão e todos os membros da Alta Administração assinaram oito atos de governança.
Entre eles, a deflagração de procedimento administrativo para realização do concurso TJ MG para juízes substitutos e para o quadro de servidores, em que não haja edital válido.
Dessa maneira, o tribunal poderá iniciar os estudos para a abertura do novo concurso TJ MG. Vale lembrar que, neste primeiro momento, o órgão deve levantar os cargos vagos, a necessidade de reposição de servidores e o orçamento disponível para nomeações.
Após isso, a presidência deverá avaliar sobre o aval para o concurso TJ MG de juízes e servidores. Até o momento, apenas os estudos foram autorizados.
A Lei Complementar 173/2020, que estabelece o Programa de Enfrentamento ao Coronavírus, proíbe a realização de novos certames até o mês de dezembro de 2021. Com a exceção de reposição de cargos vagos.
Assim, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais pode abrir seu certame , desde que seja para provimento das vacâncias de pessoal efetivo. Conforme os últimos dados, o tribunal dispõe de mais de 2.000 cargos vagos em sua estrutura. Por esse motivo, a abertura do concurso TJ MG é viável.
As oportunidades serão destinadas aos seguintes cargos:
Nível Médio/Técnico:
Nível Superior
Os salários variam entre R$ 3.457,11 a R$ 5.413,98, em jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
Oficial de Apoio Judicial – Classe D:
Oficial Judiciário – Classe D – Especialidade: Comissário da Infância e da Juventude:
O último concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais aconteceu no ano de 2017, ofertando ao todo 15 vagas para cargos de nível médio. O Instituto Consulplan ficou responsável pela organização do certame.
A divisão foi a seguinte:
Nível Médio
Os candidatos eram avaliados mediante provas objetivas. Houve também uma avaliação prática para o cargo de Oficial de Apoio Judicial.
A estrutura da prova era a seguinte: Língua Portuguesa (25 questões), Noções de Informática (15 questões), Noções de Direito (25 questões), Atos de Ofício (15 questões).
O conteúdo programático era o seguinte:
Língua Portuguesa;
Noções de Informática;
Noções de Direito – Oficial de Apoio Judicial;
Noções de Direito – Oficial Judiciário da Especialidade Comissário da Infância e da Juventude;
Legislação;
Atos de Ofício – Oficial de Apoio Judicial;
Atos de Ofício – Oficial Judiciário da Especialidade Comissário da Infância e da Juventude.
Grande notícia aos concurseiros do estado de Minas Gerais! Foram iniciados os preparativos para o novo concurso TJMG níveis médio e superior!
Continuar lendoO presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, autorizou estudos para a realização do novo concurso TJ MG e a publicação do edital de abertura.
Continuar lendoA realização do concurso TJ MG para servidores efetivos, depende de deliberações da presidência do órgão. Edital pode ser publicado este ano!
Continuar lendoFoi informado que o concurso TJMG será unificado para as carreiras da 1º e 2º Instâncias, banca organizadora será definida novamente.
Continuar lendoApós unificação dos cargos de Primeira e Segunda Instâncias, o prosseguimento dos preparativos do concurso TJMG dependem da presidência.
Continuar lendoO concurso TJMG está mais perto de ser publicado! Foi publicada a Lei Complementar 149/2019, alterando a estrutura das carreiras do Tribunal.
Continuar lendoO Tribunal de Justiça de Minas Gerais trabalha na conclusão do processo de unificação dos cargos para divulgar os editais dos concursos TJMG.
Continuar lendoO concurso TJMG não será afetado com o projeto de unificação das carreiras da 1ª e 2ª instâncias, publicação do edital se aproxima.
Continuar lendoO concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) estuda unificar as carreiras do quadro de servidores da 1ª e 2ª instâncias.
Continuar lendoO concurso TJ-MG tem mais de 2.000 cargos vagos na 1ª Instância, que poderão ser preenchidos com a realização do novo concurso.
Continuar lendo