Compartilhar:

Análise Esquematizada Polícia Federal (PF) 2018: Como será a prova?

icone calendario 29 jun 2018

Atenção concurseiros que desejam ingressar na Polícia Federal! As inscrições para o novo Concurso PF 2018 seguem abertas até o dia 07 de julho de 2018 e devem ser realizadas através do site do organizador do certame, o Cebraspe.

A data prevista para a aplicação das provas objetivas e discursivas é o dia 19 de agosto de 2018, ou seja, são menos de 60 dias de preparação para estar bem afiado e garantir uma das 500 vagas!

Veja mais detalhes do Concurso Polícia Federal 2018 » aqui «

» Prepare-se com a Apostila PF + Curso Informática (GRÁTIS) «

Não é segredo que o ideal é dar início aos estudos com certa antecedência, mas se você começou a estudar agora saiba que é possível intensificar a preparação utilizando técnicas e estratégias de estudo.

Para ajudar, a Nova Concursos traz uma análise esquematizada, com o Policial Federal e Coach Fernando Odnanref, que compara os editais dos concursos de 2009, 2012 e 2014, apontando probabilidades de questões que serão cobradas na prova de 2018, além de uma estratégia para se dar bem na prova de Agente da Polícia Federal!

Mudanças no edital 2018

Confira quais as principais mudanças no edital do concurso PF 2018, com relação aos editais anteriores (2009, 2012 e 2014).

A primeira característica foi a divisão das disciplinas da prova em três blocos.

Bloco 1

No primeiro bloco, algumas disciplinas saíram do conteúdo programático, são elas: Atualidades, Administração e Economia.

Outra mudança foi inclusão da disciplina de Estatística, que não foi cobrada nos concursos anteriores.

Nas disciplinas jurídicas a principal mudança foi a junção de Direto Penal e Direito Processual Penal, que anteriormente eram cobradas como disciplinas separadas.

Bloco 2

No segundo bloco da prova, sobre a disciplina de Informática, a novidade é que a banca traz o número exato de questões que serão cobradas.

Serão 36 questões, um aumento considerável se comparado ao edital de 2014 que contou com 18 questões. Vale ressaltar que, entre as alterações no edital de 2018 serão cobrados conhecimentos sobre programação.

Bloco 3

O terceiro e último bloco será composto por 24 questões sobre a disciplina de Contabilidade. Trata-se de mais uma mudança, uma vez que o último edital contou apenas com 10 questões.

Peso das disciplinas

De acordo com a análise do Policial Federal e Coach Fernando Odnanref, a porcentagem de pontuação da prova será dividida da seguinte forma:

♦ Português – 25%

♦ Estatística e Raciocínio Lógico – 12,5%

♦ Disciplinas jurídicas – 12,5%

♦ Informática e Contabilidade – 50%

Nota de corte

Ainda de acordo com a análise, baseada nos concursos anteriores, a nota de corte da prova em 2018 deverá ser de 74 pontos, sendo que, para ser aprovado o candidato deverá alcançar 62% de aproveitamento na prova.

Como direcionar seus estudos?

Fernando Odnanref apresenta uma estratégia baseada nos percentuais das disciplinas e também nas notas de corte dos últimos concursos.

Caso você esteja iniciando seu estudos e não tenha tempo para estudar todo o conteúdo programático, a estratégia é se concentrar nas disciplinas com maior peso da prova, no caso:

♦ Português – 25%

♦ Informática e Contabilidade – 50%

Focando seus estudos apenas nessas duas disciplinas, você já alcançaria 75% da prova, ultrapassando a nota de corte de 74 pontos (62%).

Contudo, vale lembrar que a banca organizadora é o Cebraspe, portanto é importante não zerar em nenhuma disciplina.

Confira qual o número mínimo de questões você precisa acertar para garantir a aprovação!

Número de questões corretas para nota de corte:

♦ Português – de 30 questões será preciso acertar 19;

♦ Estatística – de 07 questões será preciso acertar 04;

♦ Raciocínio Lógico – de 08 questões será preciso acertar 05;

♦ Disciplinas jurídicas – será preciso acertar ao menos 02 questões de cada disciplina (Direto Penal, Penal/Proc. Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Legislação Especial);

♦ Informática – de 36 questões será preciso acertar 22;

♦ Contabilidade – de 24 questões será preciso acertar 15.

Dicas

– Com base na estratégia apresentada acima, crie um cronograma de estudos levando em conta sua rotina e familiaridade com as disciplinas;

– Busque pelas provas dos concursos anteriores, que também foram organizados pelo Cebraspe, desta forma você poderá treinar o estilo das questões e características da banca;

– Mantenha-se informado sobre assuntos atuais que poderão ser cobrados na prova dissertativa (redação);

– Lembre-se que é importante se preparar também para o TAF (Teste de aptidão Física). Saiba como será o TAF » aqui «!

Como será a prova da Polícia Federal 2018 – Análise Esquematizada

Para maiores detalhes assista a aula especial com o Policial Federal e Coach Fernando Odnanref:

Gostou do vídeo? Então aproveite e se inscreva no canal clicando no sininho para receber todas as notificação e novidades da Nova! » aqui «

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Prepare-se com a Apostila PF + Curso Informática (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PF 2019: Novo certame terá vagas de nível médio e superior!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais