Como será a prova oral do concurso PC SP?

icone calendario 11 abr 2018

Muito aguardado pelos concurseiros de carreiras policiais, o concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) está com edital publicado! E uma nova etapa de avaliação está gerando muitas dúvidas é a prova oral, mas aqui você conhecerá todos os detalhes!

» Estude com a Apostila PC-SP 2018 + Curso Português (GRÁTIS) «

Veio recheado com com nada menos que 1.400 oportunidades para Escrivão e Investigador.

Se você ficou interessado(a), possui nível superior em qualquer área de formação e deseja participar deste certame se inscreva entre os dia 16 de abril e 05 de maio de 2018, depois efetue o pagamento da taxa que é no valor de R$ 84,81.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 10 de junho de 2018. Além desta haverá outras quatro etapas de avaliação, uma delas consta da tão temida “prova oral”.

A NOVA acaba de lançar o Edital Interativo PC-SP 2018 (GRÁTIS). Nele, você encontra todas as informações do Edital da PC-SP 2018: Escrivão e Investigador de forma clara, objetiva e descomplicada. Além disso, ele possui infográficos, links para conteúdos gratuitos e informações extras!

» Edital Interativo PC-SP 2018 – Baixe Agora ! «

Sim, muitos concurseiros estão apreensivos quanto a prova oral, e esse pode ser o motivo da desistência de um grande número de candidatos, mas é importante estar ciente de que antes de se preocupar tanto com as demais etapas você deve garantir sua colocação na prova objetiva, não é mesmo?

Outro ponto a ser considerado; esta etapa de prova oral pode fazer com que muitos candidatos tenham sua pontuação elevada e consequentemente a mudança positiva na posição do resultado final do concurso, fazendo com que você seja aprovado(a) e nomeado(a).

Sem dúvida, vem engrandecer além de ser um ponto favorável para as pessoas que realmente estarão preparadas. Então vamos lá!

Saiba como será a prova oral do concurso PC-SP?

A prova oral versará sobre sobre as disciplinas de:

– Língua Portuguesa;
– Noções de Direito;
– Noções de Criminologia
– Atualidades.

Consistirá na arguição do candidato, a ser gravada em áudio e vídeo, o qual estará de frente para a banca examinadora composta por especialistas de cada área.

Ao candidato será feito perguntas relacionadas às disciplinas mencionadas acima, e o mesmo deve responder com domínio do assunto, articulação do raciocínio, capacidade de argumentação e o uso correto da linguagem.

O candidato não deve comparecer ao locar do exame portando chinelo, camisetas regatas, bermudas ou shorts, moletom, bonés ou chapéus.  Atenção, pois o uso indevido desses itens ocasionará no desligamento do concurso.

Será considerado aprovado(a) o candidato(a) que alcançar nota mínima de 50 pontos de um total de 100 em cada uma das matérias, ou seja, obtiver média de 50% ou mais. O resultado final será a média aritmética das notas de cada uma das disciplinas.

Dicas para sair bem na prova oral PC-SP

Primeiramente, PARABÉNS para você que chegou até aqui, considere-se um vencedor você deixou muitos concorrentes para trás. Confira as dicas:

#1 – Se você chegou nesta etapa saiba que agora está muito perto da sua aprovação, portanto equilíbrio emocional vai fazer toda a diferença. Responda às perguntas sempre com muita firmeza e educação.

#2 – Vista-se de forma apropriada , por exemplo, como se fosse a uma entrevista de emprego, tenha bom senso.

#3 – Treine muito antes da prova oral, peça a outras pessoas (professores, amigos ou familiares) que sejam sua banca e façam as perguntas. Grave em vídeo para poder assistir depois e conferir seu desempenho.

#4 – Tenha uma postura firme, enquanto responde olhe para o examinador, fale com segurança e pausadamente.

#5 – Em casa procure exercitar sua respiração, se preciso busque ajuda, isso fará com que você controle melhor o nervosismo . Evite gesticular em excesso.

#6 – Evite expressões que possam denotar desconhecimento de alguma disciplina, como: Acho que…, talvez…, Éeeeeh etc. Tenha sempre embasamento nas suas argumentações.

#7 – Tenha sempre em mente que a prova oral não avalia apenas o conhecimento do candidato quanto ao assunto das disciplinas, mas também o seu  comportamento e como ele consegue lidar com situações de estresse e pressão. Por isso, fique calmo!

#8 – Evite respostas muito longas , isso pode fazer com que você se perca e sai do contexto da pergunta, seja breve e conciso.

Saiba, concurseiro, que o segredo para uma boa prova oral, segundo especialistas, é nada mais que treino, pois se você chegou até aqui é porque conhecimento teórico já tem, então considere-se mais da “metade do caminho” percorrido.

Dessa maneira treine muito seja falando com o espelho ou com a ajuda de outras pessoas, assim você conseguirá aprimorar sua técnica de oratória a qual o(a) deixará muito mais confiante.

Bom treino!!!

Tenha acesso ao edital como também a outras informações sobre o concurso PC-SP » clicando aqui «

» Estude com a Apostila PC-SP 2018 + Curso Português (GRÁTIS) «

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: 2.939 vagas autorizadas! Editais já estão prontos!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais