Concurso PC RJ: Corporação reconhece necessidade de editais regulares para suprir déficit!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 09 set 2020

Foi reconhecido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, a necessidade de concursos PC RJ regulares para suprir o déficit no quadro de servidores.

Corporação deseja concursos PC RJ regulares

Das 23.000 vagas previstas em Lei para a Polícia Civil do Rio de Janeiro, mais de 15.000 vagas estão sem preenchimento. Nos próximos anos, o efetivo pode ficar ainda menor pois parte dos 8.000 agentes em atividade já podem se aposentar.

Mediante essa carência, foi reconhecido pela Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro a necessidade de concursos PC RJ regulares para suprir a demanda.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-RJ

Em seu planejamento estratégico de 2020 a 2025, é previsto pela pasta a implementação de uma política de concursos .

“O histórico déficit de profissionais, que consorciada com o crescimento da população fluminense, confluem para uma necessidade premente da implementação de uma política de concursos, gestão de pessoas e de valorização do profissional que atua na polícia judiciária fluminense”, informa o documento.

Nos últimos 05 (cinco) anos, 2.336 servidores pediram baixa na polícia judiciária. Isso representa uma redução média anual de 467 agentes. Confira o número de aposentadorias na PC RJ nos últimos cinco anos:

  • Ano 2015: 438 aposentadorias;
  • Ano 2016: 573 aposentadorias;
  • Ano 2017: 481 aposentadorias;
  • Ano 2018: 397 aposentadorias;
  • Ano 2019: 447 aposentadorias.

Também foi apontado pela corporação, no planejamento estratégico até o ano de 2025, a oportunidade de novas seleções serem autorizadas. Com o objetivo de suprir o crescente número de vacâncias, com impacto no potencial investigativo do Estado.

No ano de 2019, o então governador eleito, Wilson Witzel, autorizou a realização do novo concurso PC RJ com oferta de 864 vagas. Esse quantitativo é distribuído entre carreiras de todos os níveis de escolaridade.

Nova-PCRJ

Do quantitativo total autorizado, 12 vagas serão para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), 16 vagas para Técnico de Necropsia (nível médio), 54 vagas para Perito Legista, 20 vagas para Perito Criminal (nível superior em áreas específicas).

Além 47 vagas para Delegado (superior em Direito), 597 vagas para Inspetor (superior em qualquer área) e 118 vagas para Investigador (nível médio). Os salários chegam a R$ 18.000,00.

Provas do concurso PC RJ

A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro estava com os trâmites do novo concurso PC RJ adiantados. No mês de fevereiro, o Instituto Acesso foi divulgado como a banca organizadora para o cargo de Delegado.

Já o Instituto AOCP seria o responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas para os demais seis cargos autorizados. Entretanto, a pandemia da Covid-19, acabou por adiar os planos.

Foi estimado pela delegada e vice-presidente da FAEPOL (Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Desenvolvimento), Thaianne Moraes, que as provas do certame devem ser aplicadas no ano de 2021.

Isso por uma questão de segurança para os candidatos e aplicadores das avaliações. Segundo informações da delegada, a corporação se preocupa em publicar o edital já com um prazo concreto para realizar os exames.

Na visão da delegada, não faz sentido divulgar o edital e ter que adiar as provas por não ter condições seguras de realizá-las.

“O que eu aposto é de provas ano que vem. O edital, sendo otimista, pode sair em dezembro para agendar prova no primeiro trimestre de 2020. Agora não é o momento para arriscar vidas e concordo com essa iniciativa do governo”, salientou Thaianne Moraes.

Ainda foi revelado pela vice-presidente da FAEPOL que, no momento, não há informações de bastidores sobre uma data para a liberação dos editais. A Secretaria aguarda um sinal verde da Saúde para prosseguir com os trâmites.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Mais de 800 vagas em 2020!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais