Pesquisar no blog

Concurso PM AL terá edital em maio e provas em agosto!

icone calendario 26 abr 2021

Cebraspe é oficializado com banca do novo concurso PM AL . A próxima etapa será a publicação do edital de abertura, que já tem previsão de publicação.

O concurso PM AL foi oficialmente autorizado no dia 12 de janeiro de 2021. Serão ofertadas 1.060 vagas, sendo 1.000 vagas para o cargo de Soldado e 60 vagas para a carreira de Oficial.

Edital do concurso PM AL é iminente

Ótima notícia para você concurseiro que aguarda o edital do concurso PM AL! O Cebraspe está oficialmente contratado como banca organizadora da nova seleçaõ.

O extrato do contrato com a banca já foi publicado em um suplemento do Diário Oficial do Estado de Alagoas .

Sendo assim, com o contrato assinado, a próxima etapa será a publicação do edital de abertura, que já conta com previsão para sair no próximo mês, em maio.

A pasta também antecipou que a previsão é aplicar as provas do novo concurso no segundo semestre, no mês de agosto. As datas,entretanto, ainda não foram antecipadas pela Seplag e pelo chefe da pasta. 

De acordo com o secretário da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, os editais voltados para a área da Segurança devem ser os primeiros a serem publicados. 

Vale ressaltar que a área da Segurança tem editais previstos não só para a PM, mas também para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Penal.

Ainda de acordo com o secretário, os editais devem ser publicados com uma diferença de até sete dias, com provas acontecendo também em finais de semana diferentes. Dessa maneira, as pessoas poderão se inscrever para mais de um concurso. 

Requisitos para participar da seleção PM AL

A seleção contará com oportunidades para a carreira de Soldado da Polícia Militar, que tem como exigência o nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino. Os Oficiais também terão exigência de nível médio.

Etapas das provas do concurso PM AL

A seleção será realizada em etapas, sendo elas:

  • Provas de conhecimentos, compreendida em:
  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para a carreira de Oficial Combatente;
  • Teste de Aptidão Física – TAF, de caráter classificatório e eliminatório,
  • Avaliação Médica das Condições de Saúde, de caráter eliminatório,
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, a cargo da banca examinadora;
  • Apresentação, comprovação documental e verificação dos limites de idade, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social, de caráter eliminatório.

Provas objetivas e discursivas

prova objetiva do concurso PM AL será composta por 120 (cento e vinte) itens para julgamento Certo/Errado, sendo 50 (cinquenta) de conhecimentos básicos e 70 (setenta) de conhecimentos específicos.

prova discursiva será composta por uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tema da atualidade, e será aplicada apenas aos candidatos ao cargo de Oficial. O concurso público deverá ser realizado nos municípios de Arapiraca e Maceió/AL.

  • Apenas prosseguirão para a próxima etapa os candidatos a soldado combatente classificados entre os 2000 (dois mil) primeiros em ordem decrescente de nota;
  • Apenas prosseguirão para a próxima etapa os candidatos a oficial combatente classificados entre os 120 (cento e vinte) primeiros em ordem decrescente de nota, calculada através de ponderação entre as duas provas aplicadas;
Saiba mais sobre o Concurso PM AL: Provas remarcadas para o próximo ano!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais