Pesquisar no blog

Concurso RN: Governo promete 15 editais até 2023!

icone calendario 17 fev 2021

O Estado do Rio Grande do Norte pretende realizar 15 seleções públicas até 2023. Desse total, apenas um já teve seu edital publicado em 2020.

O objetivo do governo consta no Plano Plurianual do Estado para o quadriênio 2020-2023. Em revisão publicada em janeiro, a governadora Fatima Bezerra assinou as mudanças no PPA.

Entre as mudanças está a alteração de 13 para 15 seleções RN a serem realizadas entre os anos de 2020 e 2023. No ano passado, apenas um dos editais prometidos foi publicado, sendo ele da seleção Polícia Civil RN, com 301 vagas.

Entretanto, para este ano de 2021, pelo menos seis estão previstos e devem ser publicados pelo estado. Sendo eles:

Os outros concursos que podem acontecer até 2023, de acordo com o PPA, são para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap RN), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte (Sefaz RN).

Além do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte e da Fundação Djalma Marinho.

Seleções RN previstas para 2021

Concurso PM RN

O edital do novo concurso PM RN , com vagas de 2º tenente no quadro de oficiais e de apoio à Saúde, deve ser publicado até junho deste ano. 

Pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado, o documento já deveria ter sido publicado em dezembro do ano passado, assim como a banca anunciada em novembro. 

Entretanto, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou que houve um atraso na elaboração do projeto básico do edital – documento usado no processo de escolha da banca. 

Sendo assim, a comissão organizadora trabalha, de acordo com a corporação, “o mais rápido possível para o andamento deste concurso”.

Concurso Fundase RN

O Concurso Fundase RN deve acontecer ainda este ano. Em revisão do Plano Plurianual do Estado para o quadriênio 2020-2023 publicada no último dia 21 no Diário Oficial, a realização do certame foi incluída entre as metas de 2021.

Conforme as emendas aprovadas, há a necessidade de recompor o quadro, valorizar e qualificar os operadores do Atendimento Socioeducativo da Fundase e realizar a seleção, com o objetivo de substituir os contratos temporários e preencher as vacâncias.

Foi informado pela Secretaria de Administração que os prazos para o edital serão anunciados assim que o MP anexar o cronograma ao processo.

A seleção Fundase RN tem 741 vagas previstas. Os cargos, entretanto, ainda não foram anunciados. Por outro lado, estão previstas oportunidades para os níveis médio e superior.

Concurso Itep RN

O edital do Concurso Itep RN tem grandes chances de ser publicado em breve. A previsão foi passada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte.

No último dia 3, após ter o Instituto AOCP oficializado como organizador da seleção, por meio de uma dispensa de licitação, o contrato com a banca foi fechado.

O documento foi assinado pelo diretor do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte, Marcos Brandão, e anunciado nas redes sociais do órgão.

“A partir de hoje, a empresa tem até 30 dias para finalizar o edital”, disse o Instituto.

Além disso o quantitativo de vagas está confirmado! Sendo assim, a seleção irá ofertar 276 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Detran RN

O edital do Concurso Detran RN, com vagas nos níveis médio e superior, pode ser publicado neste ano.

Previsto para 2020, o documento atrasou em decorrência de um estudo das vagas, que ainda seria entregue à Direção do órgão até dezembro do ano passado.

Anteriormente, já havia sido dada  a previsão de 130 vagas, entretanto, o número passou por uma revisão. Já é certo  que as oportunidades serão para os níveis médio e superior.

A próxima etapa dos preparativos será a defesa das justificativas para a elaboração da seleção junto ao Governo do Estado. Só então o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte dará andamento na escolha da banca organizadora.

As informações foram passadas pela Assessoria de Comunicação do Detran RN. Segundo eles, a situação causada pela pandemia “gerou um atraso na elaboração do relatório de levantamento das vagas”.

AL RN

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 prevê, entre as metas do governo para este ano, a realização do Concurso AL RN.

Apesar de não ser uma garantia, a LDO 2021 é mais um indicativo de que o certame está nos planos do governo. 

No mês de setembro de 2020, o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado, Augusto Carlos Viveiros, confirmou a intenção de realizar a seleção

O processo será possível porque a Assembleia conseguiu reduzir seus custos com as despesas de pessoal.

“Com esse índice estamos livres para providenciar concurso e todas as ações necessárias relativas à contratação de pessoal”, disse Augusto Carlos Viveiros.

Com a redução das despesas, o diretor anunciou que já solicitou à Coordenadoria de Gestão de Pessoas o levantamento das vagas existentes geradas pelas recentes aposentadorias dos servidores mais antigos.

“Estamos felizes e comemorando porque é fruto do trabalho em equipe e da austeridade da gestão, norteada pelo Planejamento Estratégico”, disse.

Concurso TJ RN

concurso TJ RN  segue nos planos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Entretanto, desde julho de 2020, os estudos para o próximo edital estão suspensos devido à pandemia de Coronavírus. 

Sendo assim, segundo o Tribunal, ainda não é possível adiantar quantas vagas e quais cargos serão oferecidos no próximo edital.

Segundo o órgão, atualmente existem 1.045 cargos vagos de um total de 2.829 cargos previstos em lei. O déficit pode favorecer um maior número de oportunidades no próximo certame.

Até então, já se sabe que a área Administrativa deve ser contemplada. Isso porque a seleção pode contar com vagas para a carreira de auxiliar técnico judiciário, que tem o nível médio como requisito.

Acompanhe nossas

redes sociais