Concurso INSS: Falta de servidores mostra fragilidade e necessidade de edital!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 14 set 2020

Com volta do atendimento presencial nas agências, órgão tem filas e situação aponta fragilidades e necessidade do novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Necessidade do novo concurso INSS

Parte das agências do INSS começaram a retomar os atendimentos presenciais no dia 14 de setembro. Mas, apesar das restrições e agendamentos, as unidades tiveram filas e perícias suspensas.

Toda essa situação evidencia a fragilidade do Instituto Nacional do Seguro Social, tanto em questões estruturais quanto de recursos humanos. Vários segurados que estavam com atendimento marcado não foram atendidos.

Quer Receber Todas as Novidades do INSS?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do INSS

Um dos problemas foi a falha na comunicação. Após as perícias serem suspensas, a autarquia federal não conseguiu avisar a todos que estavam com atendimento marcado antes que eles chegassem nas agências.

Em entrevista concedida, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, se desculpou pelo ocorrido e reconheceu a falha nos processos de comunicação.

No entanto, isso mostrou como o INSS ainda depende dos processos e atendimentos presenciais e como os serviços prestados apenas de forma remota não são o suficiente.

Seja por falhas tecnológicas ou mesmo por falhas humanas. Afinal, a maior parte dos segurados são pessoas com mais idade e muitos não sabem usar as ferramentas digitais.

E também, por parte do INSS, o quadro reduzido de servidores prejudica o gerenciamento desses atendimentos de forma adequada. O último concurso INSS foi realizado em 2015 e estima-se um deficit superior a 20 mil cargos.

Nova-INSS

Foi informado pelo órgão, que vai realizar um redimensionamento do quadro de servidores até o mês de maio de 2021, de modo que um edital para efetivos possa ser estudado para sair no ano seguinte.

O último pedido de concurso INSS foi encaminhado no ano de 2018, solicitando o provimento de cerca de 10.000 vagas, sendo mais de 2.000 vagas referente ao certame anterior (que ainda estava vigente na época, mas já perdeu a validade) e 7.888 vagas em um novo edital.

Pandemia mostra a real necessidade do concurso INSS

Há anos é discutida a necessidade de realização do concurso INSS, já que a autarquia sofre com deficit muito grande de servidores. Mas a pandemia da Covid-19, evidenciou ainda mais os problemas no órgão.

Um deles é o envelhecimento do quadro de pessoal. Um a cada cinco servidores do Instituto já atingiram a idade para pedir aposentadoria e podem fazer isso no próximo período, no ano de 2021.

O resultado disso é que muitos dos profissionais do quadro, com idade mais avançada, estão no grupo de risco da Covid-19. E isso refletiu até mesmo nas decisões sobre retomada do trabalho presencial.

Isso somado ao cenário de urgência da pandemia, que não permitiu tempo para adaptação em nenhuma área, aumentou a sobrecarga de trabalho, que já era grande e ficou ainda mais intensa.

Com uma vacância estimada em mais de 20 mil cargos vagos, os servidores do INSS vêm trabalhando desde o ano passado para normalizar a fila de benefícios, que já chegou a atingir 2 milhões.

Saiba mais sobre o Concurso INSS Previsto para 2022. Será???

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais