Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal AL: 300 vagas e provas em Agosto!

icone calendario 13 abr 2021

Secretário de Planejamento divulga que o edital do próximo concurso Polícia Penal AL será publicado em maio.

O novo concurso Polícia Penal Al já está autorizado. As 300 vagas revela que a SERIS AL (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) conseguiu o acréscimo no quantitativo de vagas, que foi solicitado em 2020. Antes disso, estavam previstas 250 vagas.

Expectativa em torno do concurso Polícia Penal AL só aumenta

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas , Fabrício Marques Santos, utilizou seu Instagram Oficial para aumentar as expectativas em relação ao concurso Polícia Penal AL (Agepen AL).

De acordo com o secretário, o edital será publicado no mês de maio e terá suas provas aplicadas em agosto. O anúncio foi compartilhado após a publicação do Diário Oficial de Alagoas, que trouxe o extrato de contrato  entre o órgão e a banca Cebraspe.

Serão ofertadas 300 vagas para o cargo de Policial Penal, que tem como requisito o nível superior de escolaridade. A remuneração inicial desses profissionais é de R$ 3,8 mil.

Vale ressaltar que o documento também traz previsão de mudança nos valores, caso as provas necessitem de medidas contra a Covid-19.

Cebraspe ficará à frente dos concursos Alagoas 2021

No total, serão pelo menos nove concursos Alagoas que estão previstos para o ano de 2021. Além disso, a boa notícia é que grande parte deles deve ter seus editais publicados até junho.

Atualmente, os processos estão em fase de escolha e contratação da banca. Até então, somente o Cebraspe tem se destacado, com pelo menos seis editais já garantidos. 

A banca foi indicada pela Seplag e, além da Polícia Penal, deve ser oficializada à frente dos seguintes editais:

Além disso, os concursos PM, Bombeiros AL, PC AL e Seduc AL também já contam com o aval da  Procuradoria Geral do Estado.

Vale ressaltar que os editais da área de Segurança devem ser publicados primeiro, já em maio. Os demais concursos, entretanto, devem sair até junho. 

Além dos certames citadas acima, o estado também contará com concursos para a Perícia Oficial ALPGE ALSecretaria da Fazenda (Sefaz AL).

Nesses casos, o Cebraspe também pode ser escolhido, principalmente na seleção da Sefaz AL que, em seu último edital, teve a banca como organizadora.

Último concurso AGEPEN AL

O último concurso AGEPEN AL aconteceu no ano de 2006, sob a responsabilidade da FADURPE – Fundação Apolônio Salles. Foram ofertadas 1.200 vagas, sendo 900 para o sexo masculino e 300 para o sexo feminino. Curiosamente, apenas 872 vagas foram preenchidas.

Provas AGEPEN AL 2006

Os candidatos foram avaliados mediante provas objetivas, no valor total de 100 pontos. Foram 100 questões, seguindo o modelo:

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Informática: 5 questões;
  • História Geral e do Brasil: 10 questões;
  • História de Alagoas: 10 questões;
  • Geografia Geral e do Brasil: 10 questões;
  • Geografia de Alagoas: 10 questões;
  • Cidadania e Legislação: 25 questões.

Para ser considerado classificado, era necessário atingir 50% do total da prova.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL): Edital republicado e provas em dezembro!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais