Compartilhar:

Dicas da Pri: Há pouco, a pouco ou à pouco?

icone calendario 22 jun 2018

Atenção concurseiros que se preparam para alcançar a aprovação em um concurso público!

Ao estudar a disciplina de Língua Portuguesa é comum cometer alguns, já que a gramática é repleta de regras que por vezes nos foge da memória. Principalmente na hora de escrever a tão temida redação.

Para ajudar na sua preparação e acertar o passo com a gramática da língua portuguesa, confira mais uma dica.

Como devemos usar “há pouco, a pouco ou à pouco? Saiba que as expressões existem na língua portuguesa e estão corretas.

Na expressão há pouco, o verbo haver atua como verbo impessoal, com sentido de tem ou faz, devendo ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular: . É uma expressão sinônima de há pouco tempo, agora mesmo, agorinha, há instantes, pouco tempo atrás, etc.

Agora, para indicar tempo futuro é usada apenas a preposição a, não havendo crase. A pouco é normalmente utilizado na expressão daqui a pouco, sinônima de dentro de pouco tempo, em breve, dentro em breve, logo, daqui a instantes, etc.

Dica

A dica para quando usar há pouco e a pouco, é compreender que é um verbo sinônimo de tem, faz ou existe e que a é uma preposição.

O correto uso de há ou a depende de um bom conhecimento estrutural da língua e de uma capacidade de análise do enunciado frásico.

Veja alguns exemplos:

Daqui há pouco para ser levado.

Há pouco tempo para fazermos tudo isso!

Na primeira frase está indicado que existem poucas coisas para serem levadas de um determinado lugar. Na segunda frase está indicado que apenas têm pouco tempo para fazerem muitas coisas.

Qual a forma correta de usar: Há pouco, a pouco ou à pouco?

Confira a resposta para essa questão e muito mais nessa videoaula da série Dicas da Pri, com a Professora Priscila Ferrarotto!

Gostou do vídeo? Então aproveite e se inscreva no canal clicando no sininho  para receber todas as notificação e novidades da Nova! » aqui «

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais