Compartilhar:

Dicas da Pri: Mal ou Mau?

icone calendario 19 jun 2018

Mesmo que o Português seja nossa língua oficial e a tenhamos estudado na escola desde sempre, há momentos em que bate aquela dúvida ortográfica cruel, principalmente durante a realização de uma prova de concurso público.

Uma dúvida que sempre aflige os concurseiros é o uso correto de mal ou mau.

Isso ocorre porque mal e mau são palavras homófonas, ou seja, são pronunciadas da mesma forma, não há diferenças quando falamos, embora possuam escrita e função diferentes.

Outros exemplos de palavras semelhantes são: sinto/sinto, cassar/caçar, conselho/concelho, azar/asar e com outras palavras.

Mas como saber qual a forma correta de usar mal ou mau?

Dica

Uma dica simples e rápida para resolver o problema quanto ao uso de mal ou mau é pensar no seu antônimo. Assim, o antônimo de “mau” é “bom” e o antônimo de “mal” é “bem”.

A palavra “mau” com “u” (do latim, malu) é um adjetivo que é antônimo de “bom”. Seus sinônimos podem ser: perverso, maligno, maléfico, feroz, duro, impiedoso, cruel, ruim, malfeitor, prejudicial, etc.

Desta forma, o adjetivo “mau” deve ser utilizado para referir-se a algo ou a alguém que: comete maldades, tem atitudes grosseiras, etc.

Já a palavra “mal” com “l” (do latim, male), antônimo de “bem” pode possuir três funções gramaticais diferentes, porque funciona tanto como um substantivo, quanto um advérbio ou como uma conjunção. Portanto, assim como o adjetivo “mau”, “mal” pode ter usos diferentes.

Portanto lembre-se, como substantivo, “mal” refere-se a: maldade, doença, angústia, castigo, defeito, pecado, falha, fraqueza, etc.

Como advérbio, “mal” refere-se a alguma coisa que foi feita de modo: errado, insuficientemente, indelicadamente, cruelmente, bruscamente, etc.

Quando usar Mal ou Mau?

Confira a resposta para essa questão e muito mais nessa videoaula da série Dicas da Pri, com a Professora Priscila Ferrarotto!

Gostou do vídeo? Então aproveite e se inscreva no canal clicando no sininho  para receber todas as notificação e novidades da Nova! » aqui «

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais