Compartilhar:

Para que serve o Enem – Veja onde usar as notas do exame

icone calendario 10 abr 2018

Na última sexta-feira, dia 06, o Inep estendeu o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição. Embora o início das inscrições comece a partir do dia 07/05/2018, pode ser que você já se pergunte onde usar a nota do Enem 2018 .

» Comece a estudar para o ENEM 2018 e esteja muito mais preparado para o exame «

Ao contrário do que muitos pensam, a nota do Enem não serve apenas para disputar vagas em universidades públicas. Veja abaixo onde usar a nota do exame.

1. Entrar em universidades sem prestar vestibulares

Muitas universidades brasileiras já aceitam o Enem como forma de entrada no Ensino Superior. Universidades como a Anhanguera e a Faculdade Pitágoras são dois exemplos.

2. Entrar em universidades públicas por meio do Sisu

Diversas universidades federais já adotaram a nota do exame como única forma de ingresso. Se você tiver um bom desempenho na prova, poderá disputar uma das vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As universidades UFRJ e UFMG são dois exemplos que utilizam o Enem como única forma de entrada.

3. Conseguir bolsas pelo Prouni

A nota do Enem 2018 também pode ser usada para conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) e, assim, possibilitar a entrada em faculdades privadas por meio de bolsas de estudos integrais e parciais.

4. Conseguir um financiamento pelo Fies

Você pode financiar a sua faculdade por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e, assim, ter uma ajuda para pagar a sua faculdade. Para se candidatar, você não pode ter zerado na redação nem ter tirado nota inferior a 450 pontos.

5. Entrar em um curso Técnico pelo Sisutec

A nota do Enem 2018 também pode ser usada para fazer cursos técnicos em instituições privadas e públicas de educação profissional e tecnológica pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). A seleção acontece 2 vezes por ano.

6. Estudar em uma universidade em Portugal

É isso mesmo! Algumas universidades em Portugal aceitam a nota do Enem para ingresso. Até o último ano, esse número era de 29 instituições. Entre elas, está a Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro e a Universidade de Lisboa.
É importante não se esquecer que, desde 2017, a nota do Enem não é mais usada para certificar o Ensino Médio. Agora, o certificado somente pode ser conseguido por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja ).

Tire todas as suas dúvidas sobre o Encceja aqui

Agora que você já sabe onde usar a nota do Enem 2018, já pode ir anotando as possíveis universidades para ingressar. Seu futuro pode estar sendo definido desde já! O Enem 2018 está logo ali e sua preparação começa agora!

» Comece a estudar para o ENEM 2018 e esteja muito mais preparado para o exame «

 

Saiba mais sobre o Edital ENEM 2020

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais