Como estudar: Entenda sobre a disciplina de Políticas Públicas cobrada em concursos

icone calendario 01 mar 2016

A matéria de políticas públicas é cobrada em provas de diversos concursos, principalmente para cargos de níveis médio e superior. Entenda melhor sobre o assunto neste apanhado de informações que fizemos. Como depois da leitura dessa notícia ficaremos íntimos do termo, no decorrer do texto o apelidamos carinhosamente de “PP’s” (siglas para Políticas Públicas) para que você não se canse de seu nome. Vamos lá?

politicas publicas casa popular O que são políticas públicas?

As PP’S são conjuntos de programas para fazer algo em prol da sociedade, como por exemplo, a construção de casas populares que se enquadram em políticas habitacionais, a construção de ciclovias que se enquadram em políticas de mobilidade urbana etc. Essas ações podem ser desenvolvidas pela Federação, pelo Estado ou pelo Município, sempre com o objetivo de assegurar os direitos da população.

Treine com questões formuladas pela banca organizadora!
Estude para esta prova com o Simulados para Concursos

O que é a matéria de políticas públicas?

Ela abrange o surgimento das políticas públicas, o que são, como funcionam, como surgem, se elas partem do governo, se a demanda social a fez surgir, os tipos de “PP’s” etc.

Como a matéria é cobrada em concursos?

Normalmente são cobrados pensadores, categoria de análise, definição e conceitos de cada tipo de política pública (distributiva, redistributiva e regulatória – estude isso porque cai, com certeza, nas avaliações). Esteja atento à análise de política pública de acordo com uma notícia, pois esse modelo de pergunta costuma ser feito. Há também questões que pedem para analisar qual lei instiga um tipo de “PP”. Outra maneira de as bancas organizadoras testarem os candidatos é pedir que eles selecionem qual das alternativas representam um exemplo de “PP”.

Como estudar para o assunto?

O Professor de Políticas Públicas José Luis dá a dica de que, para estar à par do assunto, é preciso entender os conceitos, ler notícias, teses de mestrado e doutorado e fazer exercícios. Segundo o Professor, a matéria é uma ciência social, por isso é importante ficar antenado em noticiários, saber da história que explica o contexto das políticas atuais e o mais importante: ser crítico e analítico com as informações que consome.

Quais concursos cobram matérias de políticas públicas?

A matéria é cobrada em concursos para associações, prefeituras, secretarias, agências nacionais, agências municipais, assembleias legislativas, entre outros. Ela pode ser exigida em provas para a seleção de profissionais de diversos cargos, mas existem duas carreiras que lidam diretamente com os conhecimentos estudados: Assistente de Políticas Públicas (nível médio, veja o que faz o Assistente aqui. ) e Analista de Políticas Públicas (nível superior, veja o que faz o Analista aqui. ), com salários que variam de R$1.300 a R$4.000,00, respectivamente.

Fique de olho nos concursos anteriores que já cobraram a disciplina: AMLURB (que encerrou suas inscrições recentemente, em 26 de fevereiro), Autarquia Hospitalar Municipal de SP, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES – MG), Prefeitura de Belo Horizonte, Prefeitura de Guarulhos, Prefeitura de Contagem, Universidade Estadual de Goiás (UEG), INCA, Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (SESA – ES), entre outros.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!
modelo-curso-teste

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais