Compartilhar:

Concurso PF: Órgão tem grande déficit de cargos, novo certame é urgente!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 01 ago 2019

A PF (Polícia Federal) sofre com um grande déficit na área policial, com previsão que mais aposentadorias ocorram nos próximos dois anos, a realização de um novo concurso é imprescindível.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Déficit de cargos na PF

A Polícia Federal conta com uma grande vacância em seu quadro de pessoal, dessa forma precisará realizar um novo concursopara repor boa parte de seu efetivo de policiais.

Nem mesmo a chamadas de excedentes autorizadas pelo presidente Jair Bolsonaro amenizam esse cenário, que vem aumentando a cada mês com as aposentadorias.

Nova-PF

O concurso anterior ao que está em andamento teve sua validade expirada no ano de 2018, com prorrogação. Em dois anos, a PF registrou mais de 500 aposentadorias, sendo 206 somente em 2019.

Esses dados são somente da área policial, somando todos os cinco cargos de nível superior, sendo Agente, Escrivão, Delegado, Peritos e Papiloscopista. O levantamento foi extraído no Painel Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento.

De acordo com o PEP, as inatividades podem ser integrais ou proporcionais, sendo classificadas como voluntárias, por invalidez ou compulsória. A maioria é de servidores do sexo masculino, com mais quantidade de saídas na região sudeste.

O registro da quantidade de saídas de policiais por aposentadorias em 2019, é o seguinte:

  • Janeiro: 31 aposentadorias;
  • Fevereiro: 31 aposentadorias;
  • Março: 47 aposentadorias;
  • Abril: 37 aposentadorias;
  • Maio: 22 aposentadorias;
  • Junho: 38 aposentadorias.

PF confirma pedido para realizar novo concurso

A boa notícia é que um novo concurso PF poderá ser realizado em breve. Foi confirmado pela Polícia Federal o envio de um novo pedido de edital ao Governo, dentro do prazo previsto de 31 de maio, período que todos os órgãos federais têm para protocolar suas demandas.

Nova-PF

A solicitação da PF irá passar por análise e irá depender de um aval por parte do Ministério da Economia. Caso o parecer seja favorável, a portaria autorizativa será divulgada no Diário Oficial da União com a assinatura do ministro Paulo Guedes.

Ainda não foi confirmada pela corporação quantas vagas foram solicitadas. Porém, a expectativa é que contemple os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista, Perito e Delegado. Os cargos da área policial são destinados para candidatos que possuem nível superior de formação.

» Prepare-se para o concurso PF + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PF 2019: Novo certame terá vagas de nível médio e superior!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais