O que cai na prova: IFF-RJ

icone calendario 30 nov 2016

concurso iff rj O IFF (Instituto Federal Fluminense), no Rio de Janeiro, publicou dois editais com 13 vagas no total. As oportunidades são para carreiras de nível médio ou superior, com salários de até R$ 5.252,66.

Compre agora a sua Apostila IFF e ganhe DESCONTO no pagamento por boleto

As inscrições estão abertas até 30 de novembro, através do site do próprio Instituto. As taxas variam entre 60 e 120 reais. O processo de avaliação terá início em 12 de fevereiro, com a aplicação da prova objetiva.

Confira o que será cobrado no exame:

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa:
a. Interpretação de textos. Tipologia e gêneros textuais. Alguns elementos constitutivos do texto: discurso direto, indireto, indireto livre, pressuposto, subentendido e ambiguidade. Intertextualidade. Coesão e coerência textuais;
b. Figuras de linguagem; funções da linguagem; variação linguística e níveis de linguagem.
c. Análise morfossintática. Semântica. Estrutura e formação das palavras. Significação das palavras, conotação e denotação, ambiguidade.
d. Pontuação; sintaxe de concordância, de regência e de colocação; emprego do sinal indicativo de crase; Reescrita de frases.
e. Paralelismo sintático e semântico.
f. Acentuação gráfica; Reforma ortográfica.

– Legislação:
a. Direito Constitucional: Da Administração Pública (Art. 37 a 43): Disposições gerais; dos servidores públicos. Da educação, da cultura e do desporto (Art. 205 a 217); Da ciência e tecnologia (Art. 218 a 219).
b. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais: Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações – Do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição (Art. 5º a 39). Dos direitos e vantagens (Art. 40 a 99). Do regime disciplinar (Art. 116 a 142). Do processo administrativo disciplinar (Art. 143 a 182).
c. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto 1.171, de 1994 e suas atualizações; Lei 11.892, de 2008; Lei 12.772, de 2012; Lei 8.069, de 1990; Lei 10.098, de 2000; Lei 10.436, de 2002; Lei 10.861, de 2004; Decreto 5.773, de 2007; Portaria Normativa MEC 40, de 2007 e que foi republicada em 2010. Normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas: Lei 8.027, de 12 de abril de 1990, e suas atualizações.
d. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal: Decreto 6.029, de 1o de fevereiro de 2007, e suas atualizações.
e. Lei 11.892, de 28 de dezembro de 2008: criação da rede federal de educação profissional e dos Institutos federais.
f. Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e suas alterações: Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências.

– Informática:
a. A HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO Evolução do computador. Evolução da Comunicação.
b. SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Sistema Decimal. Sistema Binário. Transformação entre Sistemas de Numeração. Bit, Bytes e Sistemas de Medidas.
c. O COMPUTADOR Principais componentes de um PC. Hardware e Software. Dispositivos de entrada e saída. Dispositivos de processamento: a unidade central. Dispositivos de armazenamento.
d. SISTEMA OPERACIONAL MS Windows XP e 7. Linux.
e. APLICATIVOS Editor de Textos: MS-Word 2007 e 2010 e Br-Office/LibreOffice Writer 3.2 e 4.1. Planilha Eletrônica: MS-Excel 2007 e 2010 e Br-Office/LibreOffice Calc 3.2 e 4.1. Apresentação de Slides: MS-PowerPoint 2007 e 2010 e Br-Office/LibreOffice Impress 3.3 e 4.1. E-mail: Webmail e Clientes de E-mail: MS-Outlook 2010.
f. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Softwares de Proteção. Antivírus. Firewall. Backup. Criptografia.

– Matemática:
a. Aritmética e Álgebra: Números naturais; Números inteiros; Números racionais e reais; Fatores primos; MMC e MDC; Critérios de divisibilidade; Expressões literais e algébricas; Produtos notáveis; Equações de 1º e 2º grau; Resolução de Problemas com equações de 1º e 2º grau; Sistemas de equações do 1º e 2º grau; Equações biquadradas; Equações irracionais; Sistema métrico decimal; números e grandezas proporcionais: razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem. Juros e descontos. Conjuntos: relação de pertinência e de inclusão; operações; problemas.
b. Áreas das figuras planas e volumes de sólidos.
c. Função de um variável real. Função Inversa e composição de funções. Funções e inequações do primeiro e segundo grau. Funções, equações e inequações exponenciais e logarítmicas. Funções trigonométricas; equações e inequações trigonométricas; transformações trigonométricas.
d. Progressões aritméticas e geométricas, matrizes, determinantes, sistemas lineares.
e. Análise combinatória, binômio de Newton e probabilidade.
f. Estudo do ponto, da reta, da circunferência e das cônicas.
g. Números complexos e estudo dos polinômios.
h. Estatística descritiva: distribuição de frequência, medidas de dispersão e tendência central.
i. Correlação e regressão linear.

– Conhecimentos Específicos: confira no edital o de cada carreira.

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, a classificação obedecerá a seguinte ordem:

a) Candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) Candidato que tiver maior nota em Conhecimentos Específicos;
c) Candidato que tiver maior nota em Língua Portuguesa;
d) Candidato que tiver maior nota em Legislação;
e) Candidato que tiver maior idade.


 

Concurso IFF-RJ

Confira mais detalhes acessando a página de concurso, clique aqui !

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila-iff

Saiba mais sobre o Concurso IFF-RJ

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais